120 ANOS DA TECNOLOGIA, O QUE MUDOU?
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.675Resumen
Na metodologia de projetos de pesquisa utilizada com nossa turma do 4º ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Luiz de Palmares do Sul- RS , cada grupo teve a possibilidade de escolher um tema relacionado com o estudo de ciências e as demais áreas do conhecimento. O tema sobre a tecnologia surgiu do interesse do grupo, pois todos gostam muito do fantástico mundo da tecnologia Meca robótica e tinham muitas curiosidades, desde a criação da robô. Com várias dúvidas levantadas a pesquisa foi iniciada com estudos na internet, livros, revistas, vídeos de maneira que foi sendo descobertas aprendizagens significativas a cerca do tema. A caminhada iniciou em 28 de março de 2014, onde todas as sextas-feiras eram reservadas para os projetos de pesquisa, em outros dias o projeto era relacionado com as áreas do conhecimento. A pesquisa foi importante para oportunizar aprendizagem sobre a história da evolução da tecnologia, através de várias curiosidades sobre o tema. Aprendemos que ela faz parte da vidadas pessoas e com o tempo ela foi se aprimorando. E que robótica cada vez mais ganha espaço em todas as áreas da sociedade, como na saúde os equipamentos e tecnologias são responsáveis por salvar várias vidas, no dia-a-dia das pessoas ajuda nas tarefas de casa com a tecnologia dos eletrodomésticos, na questão de segurança pública, na agricultura com implementos e maquinários, nas empresas, entre outras áreas. Foram inúmeras descobertas: o primeiro computador era do tamanho de um campo de futebol, o lixo eletrônico é gerado pela evolução tecnológica e devemos estar atentos, que existe objetos antigos desconhecidos pela nossa geração, que a máquina ela pode superar homem na questão da precisão e rapidez, mas é limitada, diferente da mente humana que é ilimitada. Com certeza para nós apaixonados por tecnologias a pesquisa nos proporcionou muitas aprendizagens.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.