120 ANOS DA TECNOLOGIA, O QUE MUDOU?
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.675Abstract
Na metodologia de projetos de pesquisa utilizada com nossa turma do 4º ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Luiz de Palmares do Sul- RS , cada grupo teve a possibilidade de escolher um tema relacionado com o estudo de ciências e as demais áreas do conhecimento. O tema sobre a tecnologia surgiu do interesse do grupo, pois todos gostam muito do fantástico mundo da tecnologia Meca robótica e tinham muitas curiosidades, desde a criação da robô. Com várias dúvidas levantadas a pesquisa foi iniciada com estudos na internet, livros, revistas, vídeos de maneira que foi sendo descobertas aprendizagens significativas a cerca do tema. A caminhada iniciou em 28 de março de 2014, onde todas as sextas-feiras eram reservadas para os projetos de pesquisa, em outros dias o projeto era relacionado com as áreas do conhecimento. A pesquisa foi importante para oportunizar aprendizagem sobre a história da evolução da tecnologia, através de várias curiosidades sobre o tema. Aprendemos que ela faz parte da vidadas pessoas e com o tempo ela foi se aprimorando. E que robótica cada vez mais ganha espaço em todas as áreas da sociedade, como na saúde os equipamentos e tecnologias são responsáveis por salvar várias vidas, no dia-a-dia das pessoas ajuda nas tarefas de casa com a tecnologia dos eletrodomésticos, na questão de segurança pública, na agricultura com implementos e maquinários, nas empresas, entre outras áreas. Foram inúmeras descobertas: o primeiro computador era do tamanho de um campo de futebol, o lixo eletrônico é gerado pela evolução tecnológica e devemos estar atentos, que existe objetos antigos desconhecidos pela nossa geração, que a máquina ela pode superar homem na questão da precisão e rapidez, mas é limitada, diferente da mente humana que é ilimitada. Com certeza para nós apaixonados por tecnologias a pesquisa nos proporcionou muitas aprendizagens.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.