“Conhecendo e Respeitando os Animais”
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.627Resumo
O projeto desenvolvido na EMEF Senador José Ermírio de Moraes, nomunicípio de Pinheiro Machado – RS, com uma turma de Educação Infantil,
surgiu na “hora da rodinha”, momento da conversa informal, na qual uma aluna
diariamente relatava sobre seus animais de estimação, tais como: alimentação,
doenças, onde “dormiam”. Também observamos que na entrada e saída das
crianças da escola havia muitos animais dentro do pátio, o que poderia
apresentar perigo, pois não sabíamos se os mesmos recebiam cuidados ou se
tinham algum tipo de doença. Levando em consideração o interesse
demonstrado pela turma, pensamos em desenvolver este projeto, pois os
animais têm uma importante presença no mundo infantil. Apontamos como objetivo central conhecer os animais de estimação, habitat, doenças, características e suas diversidades. Dentre as atividades desenvolvidas foi realizada visita ao Posto de Saúde da comunidade, onde a enfermeira falou às crianças sobre as doenças e cuidados com os animais de estimação. Realizamos, ainda, uma pesquisa com a comunidade com alguns questionamentos sobre os animais: vacinas, principais cuidados. Os alunos levaram para sala de aula animais de estimação para observação e relatos orais, criaram álbuns sobre os animais e confeccionaram painéis. O ponto culminante do projeto foi a construção de um terrário em sala de aula, onde as crianças puderam observar como vivem pequenos animais. Os resultados
foram significativos, além do conhecimento que adquiriram houve maior
envolvimento das crianças e dos pais, como também com a comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.