“Conhecendo e Respeitando os Animais”
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.627Abstract
O projeto desenvolvido na EMEF Senador José Ermírio de Moraes, nomunicípio de Pinheiro Machado – RS, com uma turma de Educação Infantil,
surgiu na “hora da rodinha”, momento da conversa informal, na qual uma aluna
diariamente relatava sobre seus animais de estimação, tais como: alimentação,
doenças, onde “dormiam”. Também observamos que na entrada e saída das
crianças da escola havia muitos animais dentro do pátio, o que poderia
apresentar perigo, pois não sabíamos se os mesmos recebiam cuidados ou se
tinham algum tipo de doença. Levando em consideração o interesse
demonstrado pela turma, pensamos em desenvolver este projeto, pois os
animais têm uma importante presença no mundo infantil. Apontamos como objetivo central conhecer os animais de estimação, habitat, doenças, características e suas diversidades. Dentre as atividades desenvolvidas foi realizada visita ao Posto de Saúde da comunidade, onde a enfermeira falou às crianças sobre as doenças e cuidados com os animais de estimação. Realizamos, ainda, uma pesquisa com a comunidade com alguns questionamentos sobre os animais: vacinas, principais cuidados. Os alunos levaram para sala de aula animais de estimação para observação e relatos orais, criaram álbuns sobre os animais e confeccionaram painéis. O ponto culminante do projeto foi a construção de um terrário em sala de aula, onde as crianças puderam observar como vivem pequenos animais. Os resultados
foram significativos, além do conhecimento que adquiriram houve maior
envolvimento das crianças e dos pais, como também com a comunidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.