“Conhecendo e Respeitando os Animais”
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.627Resumen
O projeto desenvolvido na EMEF Senador José Ermírio de Moraes, nomunicípio de Pinheiro Machado – RS, com uma turma de Educação Infantil,
surgiu na “hora da rodinha”, momento da conversa informal, na qual uma aluna
diariamente relatava sobre seus animais de estimação, tais como: alimentação,
doenças, onde “dormiam”. Também observamos que na entrada e saída das
crianças da escola havia muitos animais dentro do pátio, o que poderia
apresentar perigo, pois não sabíamos se os mesmos recebiam cuidados ou se
tinham algum tipo de doença. Levando em consideração o interesse
demonstrado pela turma, pensamos em desenvolver este projeto, pois os
animais têm uma importante presença no mundo infantil. Apontamos como objetivo central conhecer os animais de estimação, habitat, doenças, características e suas diversidades. Dentre as atividades desenvolvidas foi realizada visita ao Posto de Saúde da comunidade, onde a enfermeira falou às crianças sobre as doenças e cuidados com os animais de estimação. Realizamos, ainda, uma pesquisa com a comunidade com alguns questionamentos sobre os animais: vacinas, principais cuidados. Os alunos levaram para sala de aula animais de estimação para observação e relatos orais, criaram álbuns sobre os animais e confeccionaram painéis. O ponto culminante do projeto foi a construção de um terrário em sala de aula, onde as crianças puderam observar como vivem pequenos animais. Os resultados
foram significativos, além do conhecimento que adquiriram houve maior
envolvimento das crianças e dos pais, como também com a comunidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.