“Reciclando a Ciência”
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.619Resumo
O objetivo deste trabalho é reaproveitar materiais, reciclando a suautilidade, envolvendo a comunidade e confeccionando materiais necessários ao aprendizado de Ciências na 8ª Série. A ideia inicial ocorreu por não contarmos com laboratório e nem com materiais, como a tabela periódica. Nosso trabalho inicial foi a tentativa de montar uma tabela periódica em tamanho grande para expor na parede da sala de aula e servir de apoio à aprendizagem e/ou construir a aprendizagem. Contou-se com o apoio da comunidade para juntar caixas de fósforo - conseguiu-se mais de 120 caixas. Depois, com a colaboração do diretor, montou-se uma moldura a partir de pedaços de madeira que sobraram da reforma da escola. Com outros materiais conseguimos produzir outros instrumentos que nos auxiliam na compreensão dos diversos conteúdos de Química e Física, que na 8ª série são normalmente de difícil assimilação. Tem-se a intenção de manter este trabalho como projeto
permanente da escola, incluindo-o no projeto político pedagógico, tendo em vista que a reutilização de materiais evita o acúmulo de lixo, lixo que na zona rural não tem destino. Contemplamos assim a preservação ambiental, que é tema obrigatório nas aulas de Ciências. Concluímos que este trabalho, além de todos os aspectos que já levantamos, também contempla a participação da comunidade nos trabalhos realizados na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.