“De bem com a balança”
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.618Resumo
O objetivo deste trabalho é promover a conscientização dos alunos e dacomunidade sobre como manter o peso ideal, evitando assim doenças
correlacionadas. Iniciou-se medindo a massa corporal e a altura, calculando-se o índice de massa corporal de todos os alunos e da comunidade do Assentamento Bom Viver e Arroio Mau. Depois de realizadas as medidas e os cálculos, os dados foram tabulados. Verificou-se que a maioria da população da comunidade está com sobrepeso, há alguns casos de obesidade e outros de desnutrição. Contatou-se com a nutricionista para rever-se o cardápio escolar em uma mesa redonda. Contamos também com o apoio da Assistência Social que nos proporcionou aulas de capoeira; a escola deu início ao grupo de
danças gauchescas; a merendeira da escola realizou oficina de
reaproveitamento de alimentos e alimentação saudável; e a Secretaria da
Saúde realizou palestra sobre doenças relacionadas com o sobrepeso. Todas essas atividades desenvolvidas visam a melhorar a qualidade da alimentação e também proporcionar uma reeducação física, pois entendemos que para manter o peso ideal é preciso ter equilíbrio na alimentação, bem como investir nos exercícios físicos, tais como dança e capoeira, evitando que os jovens fiquem sentados por muito tempo em frente ao computador ou televisão apenas comendo. Verificou-se que nossa comunidade não está de bem com a balança, mas pretende-se continuar com ações visando a que as pazes sejam feitas com ela.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.