“Reciclando a Ciência”
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.619Abstract
O objetivo deste trabalho é reaproveitar materiais, reciclando a suautilidade, envolvendo a comunidade e confeccionando materiais necessários ao aprendizado de Ciências na 8ª Série. A ideia inicial ocorreu por não contarmos com laboratório e nem com materiais, como a tabela periódica. Nosso trabalho inicial foi a tentativa de montar uma tabela periódica em tamanho grande para expor na parede da sala de aula e servir de apoio à aprendizagem e/ou construir a aprendizagem. Contou-se com o apoio da comunidade para juntar caixas de fósforo - conseguiu-se mais de 120 caixas. Depois, com a colaboração do diretor, montou-se uma moldura a partir de pedaços de madeira que sobraram da reforma da escola. Com outros materiais conseguimos produzir outros instrumentos que nos auxiliam na compreensão dos diversos conteúdos de Química e Física, que na 8ª série são normalmente de difícil assimilação. Tem-se a intenção de manter este trabalho como projeto
permanente da escola, incluindo-o no projeto político pedagógico, tendo em vista que a reutilização de materiais evita o acúmulo de lixo, lixo que na zona rural não tem destino. Contemplamos assim a preservação ambiental, que é tema obrigatório nas aulas de Ciências. Concluímos que este trabalho, além de todos os aspectos que já levantamos, também contempla a participação da comunidade nos trabalhos realizados na escola.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.