COMPARTILHANDO E RECONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.495Resumo
O Ensino de Ciências é fundamental na medida em que fortalece o espírito investigativo, explora as curiosidades, bem como reconhece as explicações e hipóteses espontâneas dos alunos, além de desenvolver nos professores a consciência da significância dos temas desenvolvidos em sala de aula, por meio das metodologias e recursos didáticos utilizados. Neste sentido a presente pesquisa tem a intenção de verificar as diferentes metodologias usadas pelos professores, ao desenvolverem os conteúdos, na área das ciências naturais. Objetivam-se com este trabalho identificar as estratégias didáticas utilizadas pelos professores dos 5º Anos do Ensino Fundamental, na área das ciências naturais. Em termos metodológicos de pesquisa utilizaremos investigações de cunho quantitativos na forma de questionário fechado na escolha dos professores a serem entrevistados, complementando com outros instrumentos desta vez, semiestruturado, para conhecer as diversas estratégias didáticas pedagógicas. A investigação qualitativa será caracterizada na análise documental dos planos de estudos e dos projetos políticos pedagógicos, sendo desenvolvida, com docentes e discentes de vinte e três escolas municipais de Pelotas/RS, localizadas na zona rural. Tendose como hipótese a necessidade da qualificação das práticas pedagógicas dos professores, no ensino das ciências naturais, de forma a valorizar o trabalho desenvolvido por eles. Como produto final, a construção de um dialógico que oportunize a partilha de experiências acerca das metodologias didáticas, bem como tecnologias educacionais utilizadas para o Ensino de Ciências em um espaço que possa socializar estas ferramentas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.