COMPARTILHANDO E RECONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.495Abstract
O Ensino de Ciências é fundamental na medida em que fortalece o espírito investigativo, explora as curiosidades, bem como reconhece as explicações e hipóteses espontâneas dos alunos, além de desenvolver nos professores a consciência da significância dos temas desenvolvidos em sala de aula, por meio das metodologias e recursos didáticos utilizados. Neste sentido a presente pesquisa tem a intenção de verificar as diferentes metodologias usadas pelos professores, ao desenvolverem os conteúdos, na área das ciências naturais. Objetivam-se com este trabalho identificar as estratégias didáticas utilizadas pelos professores dos 5º Anos do Ensino Fundamental, na área das ciências naturais. Em termos metodológicos de pesquisa utilizaremos investigações de cunho quantitativos na forma de questionário fechado na escolha dos professores a serem entrevistados, complementando com outros instrumentos desta vez, semiestruturado, para conhecer as diversas estratégias didáticas pedagógicas. A investigação qualitativa será caracterizada na análise documental dos planos de estudos e dos projetos políticos pedagógicos, sendo desenvolvida, com docentes e discentes de vinte e três escolas municipais de Pelotas/RS, localizadas na zona rural. Tendose como hipótese a necessidade da qualificação das práticas pedagógicas dos professores, no ensino das ciências naturais, de forma a valorizar o trabalho desenvolvido por eles. Como produto final, a construção de um dialógico que oportunize a partilha de experiências acerca das metodologias didáticas, bem como tecnologias educacionais utilizadas para o Ensino de Ciências em um espaço que possa socializar estas ferramentas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.