Trilhando o Conhecimento: a utilização da aprendizagem por jogos para o ensino de DNA e RNA nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4188

Palavras-chave:

Jogos didáticos, Ensino de Genética, DNA, RNA, Metodologias

Resumo

Este artigo teve como objetivo desenvolver e avaliar um jogo didático que promovesse a evolução conceitual sobre o material genético (DNA e RNA) para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O recurso central foi o jogo "Trilha Genética do DNA e RNA", desenvolvido como parte de uma estratégia metodológica, visando facilitar a aprendizagem de conceitos abstratos e complexos. O referencial teórico baseia-se na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, que enfatiza o papel das interações sociais e culturais na construção do conhecimento, além de estudos sobre metodologias ativas, com foco no uso de jogos como ferramenta pedagógica para conceitos complexos. A metodologia qualitativa, baseada em Yin, envolveu observações e rodas de conversa, que permitiram conhecer os conhecimentos espontâneos dos alunos. Após uma aula expositiva dialogada, os alunos jogaram o jogo. A análise dos dados mostrou que a maioria considerou o jogo divertido, interativo e colaborativo, aumentando o interesse pela atividade. Além disso, o jogo contribuiu para a evolução dos conceitos espontâneos para os científicos, como a estrutura e função do DNA e RNA. A interação durante o jogo criou um ambiente de apoio mútuo, promovendo o desenvolvimento cognitivo na Zona de Desenvolvimento Iminente, conforme Vigotski. A utilização de jogos didáticos no ensino de Ciências, especialmente em genética, mostrou-se como uma possibilidade para tornar o ensino mais dinâmico e atrativo, incentivando outros educadores a adotarem metodologias ativas.

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Biografia do Autor

Amanda Machado Caetano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul

Mestre em Ciências e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Pelotas – Visconde da Graça e Docente na Prefeitura Municipal de Arroio.

Maria Isabel Giusti Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Docente do Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Pelotas – Visconde da Graça, Pelotas/RS.

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Publicado

2025-07-16

Como Citar

Caetano, A. M., & Moreira, M. I. G. (2025). Trilhando o Conhecimento: a utilização da aprendizagem por jogos para o ensino de DNA e RNA nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Revista Educar Mais, 9, 1–21. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4188

Edição

Seção

Experiências Pedagógicas/Produtos Educacionais