Trilhando o Conhecimento: a utilização da aprendizagem por jogos para o ensino de DNA e RNA nos Anos Finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4188Palavras-chave:
Jogos didáticos, Ensino de Genética, DNA, RNA, MetodologiasResumo
Este artigo teve como objetivo desenvolver e avaliar um jogo didático que promovesse a evolução conceitual sobre o material genético (DNA e RNA) para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O recurso central foi o jogo "Trilha Genética do DNA e RNA", desenvolvido como parte de uma estratégia metodológica, visando facilitar a aprendizagem de conceitos abstratos e complexos. O referencial teórico baseia-se na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, que enfatiza o papel das interações sociais e culturais na construção do conhecimento, além de estudos sobre metodologias ativas, com foco no uso de jogos como ferramenta pedagógica para conceitos complexos. A metodologia qualitativa, baseada em Yin, envolveu observações e rodas de conversa, que permitiram conhecer os conhecimentos espontâneos dos alunos. Após uma aula expositiva dialogada, os alunos jogaram o jogo. A análise dos dados mostrou que a maioria considerou o jogo divertido, interativo e colaborativo, aumentando o interesse pela atividade. Além disso, o jogo contribuiu para a evolução dos conceitos espontâneos para os científicos, como a estrutura e função do DNA e RNA. A interação durante o jogo criou um ambiente de apoio mútuo, promovendo o desenvolvimento cognitivo na Zona de Desenvolvimento Iminente, conforme Vigotski. A utilização de jogos didáticos no ensino de Ciências, especialmente em genética, mostrou-se como uma possibilidade para tornar o ensino mais dinâmico e atrativo, incentivando outros educadores a adotarem metodologias ativas.
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