Psicomotricidade e Ensino de Ciências: Uma Abordagem Histórico-Cultural na Educação Física Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4184

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Funções Psicológicas Superiores, Aprendizagem Lúdica

Resumo

Este estudo investigou a relação entre desenvolvimento psicomotor, Educação Física e Ensino de Ciências baseando-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. A pesquisa qualitativa envolveu a implementação de uma sequência didática com atividades psicomotoras lúdicas, planejada com o objetivo de promover o aprendizado e a interação social entre crianças do Ensino Fundamental. Os resultados indicaram melhorias na coordenação motora, equilíbrio e lateralidade, além do fortalecimento de funções psicológicas superiores, como atenção e planejamento. A interdisciplinaridade entre Educação Física e Ciências demonstrou-se eficaz para estimular a imaginação, a criatividade e a assimilação de conceitos científicos. No entanto, foram identificados desafios, como a adaptação das atividades ao ambiente escolar e a necessidade de estratégias para melhorar a concentração. Conclui-se que a abordagem psicomotora, estruturada por meio de uma sequência didática, favorece o desenvolvimento integral dos estudantes, reforçando a importância de práticas pedagógicas inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiquél Einhardt de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Piratini - RS

Licenciado em Pedagogia e em Educação Física, Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação e Professor de Educação Física na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Vera Maria de Azevedo Moreira, Piratini/RS.

Nelson Luiz Reyes Marques, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

Licenciado Ciências Habilitação em Física, Mestre em Ensino de Física, Doutor em Ensino de Ciências e Matemática e Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul - CaVG), Pelotas/RS.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 15 abr. 2025.

CARDEAL, C. M. Efeito da estimulação psicomotora nos processos cognitivos: memória de trabalho e atenção seletiva' 31/03/2007 100 f. Mestrado em EDUCAÇÃO FÍSICA Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA, Brasília Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Universidade Católica de Brasília.

DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, p. 57-67, 2013

FERNANDES, F. H. Ensino da educação física nos anos iniciais: a relação entre as teorias da psicologia histórico-cultural e da psicomotricidade' 18/01/2021 223 f. Mestrado em EDUCAÇÃO FÍSICA Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, Maringá Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

MARQUES, N. L. R.; CASTRO, R. F. de. A Teoria Histórico-Cultural e a Escola de Vygotsky: algumas implicações pedagógicas. In ROSA C. T. W. da; DARROZ, L. M. Cognição, linguagem e docência: aportes teóricos. Cruz Alta: Editora Ilustração, 2022.

MARQUES, N. L. R. Sequência didática na perspectiva Histórico-Cultural. Material produzido para a disciplina de Teoria Histórico-cultural do Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED – IFSul/CaVG) em 2022. Disponível em: https://nelsonreyes.com.br/Sequ%C3%AAncia%20did%C3%A1tica%20na%20perspectiva%20Hist%C3%B3rico-Cultural.pdf

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 5 ed. São Paulo: Scipione, 2010.

PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas/SP: Editores Associados, 2020.

RIBEIRO, V. A. Prevenção do sobrepeso/obesidade nos anos iniciais do ensino fundamental: elaboração de uma cartilha educativa nas aulas de educação física ' 19/02/2019 110 f. Mestrado Profissional em ENSINO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ, Cornélio Procópio Biblioteca Depositária: Biblioteca da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio.

VASCONCELOS, M. de F. F. de. Desenvolvimento infantil nas aulas de educação física: representações sociais por seus professores ' 19/09/2018 149 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: BIBLIOTECA - CENTRO I

VIGOTSKI, L. História do desenvolvimento das funções mentais superiores. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2021.

VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ZANON, T. Dificuldades de aprendizagem: influência da educação física sob o olhar da psicomotricidade' 26/03/2020 undefined f. Mestrado Profissional em EDUCAÇÃO FÍSICA Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, Presidente Prudente Biblioteca Depositária: Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2025-07-15

Como Citar

Oliveira, D. E. de, & Marques, N. L. R. (2025). Psicomotricidade e Ensino de Ciências: Uma Abordagem Histórico-Cultural na Educação Física Escolar. Revista Educar Mais, 9, 1–14. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4184

Edição

Seção

Experiências Pedagógicas/Produtos Educacionais