Psicomotricidade e Ensino de Ciências: Uma Abordagem Histórico-Cultural na Educação Física Escolar
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4184Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Funções Psicológicas Superiores, Aprendizagem LúdicaResumo
Este estudo investigou a relação entre desenvolvimento psicomotor, Educação Física e Ensino de Ciências baseando-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. A pesquisa qualitativa envolveu a implementação de uma sequência didática com atividades psicomotoras lúdicas, planejada com o objetivo de promover o aprendizado e a interação social entre crianças do Ensino Fundamental. Os resultados indicaram melhorias na coordenação motora, equilíbrio e lateralidade, além do fortalecimento de funções psicológicas superiores, como atenção e planejamento. A interdisciplinaridade entre Educação Física e Ciências demonstrou-se eficaz para estimular a imaginação, a criatividade e a assimilação de conceitos científicos. No entanto, foram identificados desafios, como a adaptação das atividades ao ambiente escolar e a necessidade de estratégias para melhorar a concentração. Conclui-se que a abordagem psicomotora, estruturada por meio de uma sequência didática, favorece o desenvolvimento integral dos estudantes, reforçando a importância de práticas pedagógicas inovadoras.
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