Sequência didática interativa com recursos digitais para compreensão do teorema de Pitágoras em uma escola estadual do semiárido potiguar
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4164Palavras-chave:
Sequência Didática, Teorema de Pitágoras, Recursos digitais, GeoGebra, ensino de matemáticaResumo
Este artigo relata a aplicação de uma sequência didática interativa (SDI) com recursos digitais para facilitar a compreensão do Teorema de Pitágoras em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública do semiárido potiguar. A metodologia incluiu etapas de pré-teste, discussões em grupo, uso de vídeos lúdicos e atividades no software GeoGebra, seguidas de um pós-teste em formato de mapa conceitual. Os resultados indicaram avanços significativos na compreensão dos aspectos geométricos e algébricos do teorema. Os alunos demonstraram melhor assimilação da fórmula matemática e da relação entre os lados do triângulo retângulo, embora algumas dificuldades, como confusões conceituais, ainda tenham sido observadas. Conclui-se que o uso de SDIs com recursos tecnológicos é uma abordagem eficaz para o ensino da matemática, promovendo o protagonismo dos alunos e uma aprendizagem mais efetiva.
Downloads
Referências
BARBOSA, Nelson Machado; SANT'ANA, Érika da Costa. Experimentação didática visando o ensino de Geometria Analítica utilizando smartphones: uma adaptação do Projeto Reforço Escolar com o aplicativo GeoGebra. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 6, n. 2, p. e2007, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i2id4177. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4177. Acesso em: 20 jan. 2025.
BARBOSA, Iasnara Láysa costa; LIMA, Naiara Marieta de Araújo Siqueira de; MADEIROS, Heleriany de Medeiros. A utilização de recursos tecnológicos no âmbito da educação infantil. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67872>. Acesso em: 25/12/2024 23:47
CARDOSO, Mikaelle Barboza. Sequências didáticas: orientações para iniciantes na pesquisa em educação matemática. Iguatu, Ce: Quipá Editora, 2024. 52 p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/742078/2/SEQUENCIAS%20DIDATICAS.pdf. Acesso em: 20 dez. 2024.
CORRÊA, Samara da Silva; BARBOSA, Nelson Machado. Sequência didática com recursos tecnológicos integrados visando o ensino e aprendizagem de proporcionalidade: uma experimentação com atividades investigativas inspiradas em uma pesquisa docente. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [S. l.], v. 12, n. 1, 2021. DOI: 10.51359/2177-9309.2021.245958. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/emteia/article/view/245958. Acesso em: 15 jan. 2025.
COSTA, Sídney Moreira Da et al.. Influências dos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37210>. Acesso em: 25/12/2024 23:09
FRANCO, D. L. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de Física moderna no Ensino Médio. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 151–162, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2664. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2664. Acesso em: 25 dez. 2024.
GONÇALVES, Bruna Maria Vieira; CARDOSO, Mikaelle Barboza; MORAES, Jane Bezerra de. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S.L.], v. 8, n. 22, p. 102-116, 27 dez. 2020. Boletim Cearense de Educacao e Historia da Matematica - BOCEHM. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.3935. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3935. Acesso em: 15 dez. 2024.
LAVOR, Otávio Paulino; MARTINS, Katiane Morais de Lucena. Tecnologias de Informação e Comunicação: uma análise dos cursos de matemática no rio grande do norte. Revista de Educação do Vale do Arinos - Relva, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 77-87, 6 fev. 2020. Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT. http://dx.doi.org/10.30681/relva.v7i1.4912. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/4912. Acesso em: 15 dez. 2024.
MARQUES, Humberto Rodrigues; CAMPOS, Alyce Cardoso; ANDRADE, Daniela Meirelles; ZAMBALDE, André Luiz. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [S.L.], v. 26, n. 3, p. 718-741, set. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772021000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/C9khps4n4BnGj6ZWkZvBk9z/?lang=pt. Acesso em: 15 dez. 2024.
MONTEIRO, Jair Curcino; CASTILHO, Weimar Silva; SOUZA, Wallysonn Alves de. SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S.L.], v. 9, n. 01, p. 292-305, 2 ago. 2021. IFES – Instituto Federal do Espirito Santo. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v9i01.1277. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1277. Acesso em: 15 dez. 2024.
MOUL, R. A. T. de M.; SILVA, F. C. L. da. A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 262–282, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID313. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/313. Acesso em: 20 jan. 2025.
NASCIMENTO JUNIOR, Elivanio Carneiro do; PAULINO, Otavio Floriano; GALDINO, Josenildo Ferreira. SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA NA DISCUSSÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO MATEMÁTICA EM UMA UNIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO POTIGUAR. Pesquisas em Discurso Pedagógico, [S.L.], v. 2024, n. 1, p. 45-57, 8 ago. 2024. Faculdades Catolicas. http://dx.doi.org/10.17771/pucrio.pdpe.67380. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/67380/67380.PDF. Acesso em: 20 dez. 2024.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Círculo hermenêutico-dialético como sequência didática interativa. Interfaces Brasil/Canadá, Quebec, p. 235-251, 06 set. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7173. Acesso em: 20 dez. 2024.
OLIVEIRA, C. J. A. de; LAVOR, O. P. . Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 25, p. 96–110, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i25.7400. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7400. Acesso em: 20 jan. 2025.
PEREIRA, Mayara Gabriella Grangeiro; COUTO, Ana Paula Nascimento Pegado; COSTA, Acylena Coelho. ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE TEOREMA DE PITÁGORAS: um estudo com alunos do ensino fundamental. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo – Sp, p. 1-12, 13 jul. 2016. Disponível em: https://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/5481_4329_ID.pdf. Acesso em: 20 dez. 2024.
SANTOS, Claudia Valin dos; ALMEIDA, Tharcila de Abreu; MÓL, Antônio Carlos de Abreu. Sequência Didática envolvendo recursos digitais em aulas de Matemática para aprendizagem do Teorema de Pitágoras . Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e24383, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.24383. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24383. Acesso em: 25 dez. 2024.
SILVA, Ana Paula Bezerra da; OLIVEIRA, Maria Marly de. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA COMO PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. VIIenpec: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, p. 1-11, 08 nov. 2019. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis%20/arquivo/encontros/enpec/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/430.pdf. Acesso em: 20 dez. 2024.
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ Ufsc, 2013. 134 p. Disponível em: https://faculdadefastech.com.br/fotos_upload/2022-02-16_10-05-41.pdf. Acesso em: 20 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Antonio Ronivon de Oliveira Bessa, Otavio Floriano Paulino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.