Mulheres na ciência ontem e hoje: ausência e invisibilidade em espaços de produção intelectual
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4090Palavras-chave:
mulheres na ciencia, invisibilidade feminina, ensino de cienciasResumo
Compreendendo a Educação como uma engrenagem essencial para a transformação social, investigar como se dá o debate de temas sensíveis nesse ambiente contribui no fomento de mudanças. Dentre as inúmeras questões em disputa, a invisibilidade feminina, principalmente na área acadêmica, é marcada por séculos de opressão e apagamento. Com o intuito de somar esforços ao movimento de valorização feminina, o presente artigo visa investigar como se dá a produção acadêmica sobre Mulheres e Ciência para a melhoria da Educação, mais especificamente, o Ensino de Ciências. Para tanto, foram analisados 735 artigos publicados entre 2017 e 2024 divididos em três periódicos de livre acesso: a Revista Educar Mais, o Caderno de Astronomia e a Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências. Desses, apenas 10 (1.3%) versavam sobre o tema, já produzindo o primeiro resultado que indica a baixa produção nesta área. Paradoxalmente, o interesse por esses artigos era em média 30% maior que os demais nos mesmos periódicos, indicando que há espaço para o crescimento do tema. Por fim, verificou-se que os artigos tinham mais acessos em março, indicando uma possível correlação entre o interesse e as comemorações do Mês das Mulheres. Pode-se então pressupor que esses eventos têm impacto positivo na discussão do tema, no entanto, entende-se que é preciso superar seu alcance para que Mulheres e Ciência seja um tema recorrente e perene.
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