Mulheres e os novos livros de projetos integradores em Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2471

Palavras-chave:

Ensino de Ciências da Natureza, Livros didáticos, Mulheres na Ciência.

Resumo

Ao longo da História mulheres foram impedidas de participar da Educação formal, cenário que tem se alterado nas últimas décadas. Hoje na maior parte do mundo todos têm direito ao ensino. Resolvido isso, busca-se o reconhecimento, já que a contribuição de mulheres ainda é pouco reconhecida. Autoras como Rosa e Silva (2015) e Bianchi (2020) mostraram que tal apagamento se reflete no livro didático. O presente trabalho teve como objetivo investigar a representatividade feminina nos livros de projetos integradores em Ciências da Natureza do novo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021. Numa abordagem qualitativa-quantitativa, analisou-se a equidade de gênero em cinco parâmetros: representação nas imagens, número de autoras, referências, citações e equipe técnica. O resultado foi positivo para imagens, autoria e equipe técnica. Além disso, verificou-se que o protagonismo feminino no ativismo social/ambiental era exaltado.  Entretanto, contradições persistem, dada a desproporcionalidade de referências e citações de mulheres quando a produção acadêmica já atingiu a equidade. Assim, mostramos que há avanços, mas que a discussão deve seguir até que alcancemos a equidade.

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Biografia do Autor

Thaynara Beatriz Selasco de Matos, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - IFMS

Formanda do curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, câmpus Corumbá. É monitora do projeto de extensão "Ciência na Fronteira: Expandindo os Limites do Conhecimento" cujo objetivo é difundir o conhecimento de tópicos de pesquisa de ponta das Ciências numa linguagem acessível a estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Ana Cecilia Soja, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - IFMS

Professora de Física do Instituto Federal do IFMS, câmpus Corumbá. Formada em Física pela Universidade de São Paulo e Mestre e Doutora em Ciências pela mesma instituição, atua com pesquisa nas áreas de Astrofísica e Ensino de Ciências e coordena projetos de extensão que têm como objetivo popularizar a Ciência.

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Publicado

2021-10-16

Como Citar

Selasco de Matos, T. B. ., & Soja, A. C. (2021). Mulheres e os novos livros de projetos integradores em Ciências da Natureza. Revista Educar Mais, 5(5), 1287–1298. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2471

Edição

Seção

Artigos