A imagem do professor como formação e informação na educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3709

Palavras-chave:

Imagem, Aparência, Professor, Educação Profissional

Resumo

Na sociedade da informação, a imagem do professor tornou-se um fator de significância relevante. Este estudo descritivo, visa identificar como a imagem do professor pode contribuir para a formação e a informação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para isso, conduzimos uma revisão da literatura que aborda a evolução da construção da imagem ao longo do tempo. Nesta revisão, investigamos a complexidade da imagem pessoal, enfatizando sua significância na (EPT), e evidenciamos a importância das teorias como instrumentos essenciais para a compreensão e análise das estruturas semânticas conceituais relacionadas à imagem. Consideramos ainda o papel ativo desempenhado pelo professor na construção de sua própria imagem dentro dos contextos histórico e social. O referencial teórico aborda autores renomados, como Shepel e Padilha, os quais afirmam que a imagem profissional do professor é constituída por signos simbólicos que caracterizam o indivíduo e são moldados pela interação interpessoal no contexto educacional, refletindo a percepção do público em relação à imagem profissional de um professor.

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Biografia do Autor

Paulo Fernando de Marchi, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB

Designer e Jornalista de Moda; comunicólogo; semioticista, docente em Design de Moda, mestrando no programa ProfEPT no IFB/DF.

Thiago Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB

Graduado em História pela USP; Mestre e Doutor em História Social pela USP. Professor no programa ProfEPT no IFB/DF. 

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Publicado

2024-05-22

Como Citar

de Marchi, P. F., & Silva, T. (2024). A imagem do professor como formação e informação na educação profissional e tecnológica. Revista Educar Mais, 8, 325–342. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3709

Edição

Seção

Artigos