Desenho universal para aprendizagem e atendimento educativo especializado: um desafio para a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3706

Palavras-chave:

Desenho Universal para a Aprendizagem, Atendimento Educativo Especializado, Educação Especial, Angola

Resumo

Buscando trazer o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) para dentro do contexto das pesquisas sobre políticas educativas voltadas para a inclusão do público-alvo da Educação Especial em Angola, fundamentalmente para os níveis do ensino primário, I° e II° ciclos do ensino secundário, o estudo objetiva compreender as nuances do DUA e como este modelo pode contribuir para uma política educativa que tem os serviços de Atendimento Educativo Especializado (AEE) nas escolas regulares como principal mecanismo de resposta aos desafios da educação inclusiva. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa, documental e bibliográfica com um alcance exploratório-descritivo desde as perspectivas de Sampieri, Collado e Lucio (2014), Gil (2008) e Silveira e Córdova (2009). Os resultados apontam que a coexistência do DUA com o AEE agregaria de modo importante nos desafios locais de transformação do atual Sistema de Educação e Ensino que enfrenta sérios problemas de acessibilidades arquitetônicas, curriculares e metodológicas, ao mesmo tempo que se pôde perceber o DUA como um modelo mais preventivo e proativo, ao passo que, o AEE que enfatiza mais as adaptações individualizadas, precisa transitar das orientações oficiais para a prática.

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Biografia do Autor

António António, Magistério Comandante Cuidado, Malanje, Angola

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, Mestre em Educação Especial e Psicopedagogia pela Universidad Católica del Maule, Chile e Licenciado em Ciências da Educação pela UON, Angola. Quadro efetivo do Ministério da Educação de Angola, vinculado ao Gabinete Provincial da Educação de Malanje. Áreas de interesse: Educação especial e inclusiva, aprendizagem e políticas educativas.

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Publicado

2024-05-04

Como Citar

António, A. (2024). Desenho universal para aprendizagem e atendimento educativo especializado: um desafio para a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial em Angola. Revista Educar Mais, 8, 289–301. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3706

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Artigos