Programa de descentralização administrativa e financeira – PDAF: um instrumento para a gestão democrática do ensino no Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3689

Palavras-chave:

Descentralização, política pública educacional, gestão democrática

Resumo

A pesquisa teve por objetivo conhecer o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira – PDAF enquanto política pública educacional voltada para a gestão democrática do ensino no Distrito Federal. Ao longo do artigo são retomados alguns conceitos teóricos sobre políticas públicas, bem como apresentada a composição da rede pública de ensino do Distrito Federal em termos de unidades escolares e volume de matrículas; os aspectos mais relevantes do PDAF, incluindo pontos positivos e negativos constatados e as recomendações pertinentes em face desses últimos. O estudo conclui pela importância da manutenção e constante aperfeiçoamento dessa política pública para a boa gestão das escolas, uma vez que permite às equipes gestoras lançar mão de recursos orçamentários para o atendimento imediato de despesas de pequena monta, essenciais ao funcionamento da rede pública de ensino, tendo em vista a sua complexidade e as particularidades de suas unidades escolares.

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Biografia do Autor

João Alencar, Instituto Federal de Brasília - IFB

Tecnólogo em Processamento de Dados pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ (2002).
Especialização em Gestão Pública: Governança e Políticas Públicas pelo Instituto Federal de Brasília – IFB
(2019). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFB (2022). Graduando em Pedagogia na
Universidade de Brasília – UnB.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Alencar, J. (2024). Programa de descentralização administrativa e financeira – PDAF: um instrumento para a gestão democrática do ensino no Distrito Federal. Revista Educar Mais, 8, 262–279. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3689

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Artigos