Reflexões sobre a integração do pensamento computacional às práticas de sala de aula: desafios à formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3416Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Formação de Professores, ConstrucionismoResumo
A integração do Pensamento Computacional (PC) às práticas de sala de aula tem o potencial de enriquecer tanto o ensino quanto a aprendizagem em todas as fases da educação. Esta abordagem pedagógica pode auxiliar na obtenção de competências cruciais para o indivíduo, permitindo-lhe compreender, analisar, especificar, estruturar, contrastar e solucionar problemas. Este artigo apresenta o panorama evolutivo do PC desde a sua origem até os dias atuais. São apresentadas algumas abordagens sobre como o PC vem sendo explorado, ao longo dos anos, na educação, os principais conceitos que fundamentam o tema, bem como sua aplicação na formação de professores. Trata-se de um levantamento bibliográfico que teve como objetivo obter o estado da arte da temática por meio de levantamento bibliográfico entre 2017 e 2022. Por fim, com base no material consultado, pode-se concluir sobre a importância de compreender quais competências os professores precisam possuir para integrar o PC em suas práticas em sala de aula, bem como sobre a necessidade de desenvolver métodos e ferramentas que possam ser utilizados para auxiliar o professor nesta caminhada.
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