Reflections on the integration of computational thinking into classroom practices: challenges to teacher training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3416

Keywords:

Computational Thinking, Teacher Training, Constructionism

Abstract

The integration of Computational Thinking (CT) into classroom practices has the potential to enrich both teaching and learning at all stages of education. This pedagogical approach can assist in acquiring crucial skills for individuals, enabling them to understand, analyze, specify, structure, contrast, and solve problems. This article presents the evolutionary landscape of CT from its origins to the present day. It outlines various approaches to how CT has been explored over the years in education, the key concepts that underpin the subject, as well as its application in teacher training. It is a literature review that aimed to obtain the state of the art of the theme through a literature reseach between 2017 and 2022. Finally, based on the reviewed material, it concludes on the importance of understanding which competencies teachers need to integrate CT into their classroom practices and the need to develop methods and tools to assist teachers in this endeavor.

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Author Biographies

Ricardo Lima Caratti, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional na linha de Pesquisa Gestão de Políticas em Tecnologia Educacional; especialização em Ciência da Computação (Desenvolvimento de Sistemas com Orientação a Objetos) pela Universidade de Brasília (UNB); Graduado em Sistema de Informação pela União Pioneira de Integração Social (2004).

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral

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Published

2023-10-07

How to Cite

Caratti, R. L., & Herbert Lima Vasconcelos, F. . (2023). Reflections on the integration of computational thinking into classroom practices: challenges to teacher training. Educar Mais, 7, 836–847. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3416