Reflexiones sobre la integración del pensamiento computacional en las prácticas de aula: desafíos para la formación de profesores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3416

Palabras clave:

Pensamiento Computacional, Formación de Docentes, Construccionismo

Resumen

La integración del Pensamiento Computacional (PC) en las prácticas de aula tiene el potencial de enriquecer tanto la enseñanza como el aprendizaje en todas las etapas de la educación. Este enfoque pedagógico puede ayudar en la adquisición de habilidades cruciales para el individuo, permitiéndole comprender, analizar, especificar, estructurar, contrastar y resolver problemas. Este artículo presenta el panorama evolutivo del PC desde sus orígenes hasta el día de hoy. Se presentan varios enfoques sobre cómo se ha explorado el PC a lo largo de los años en la educación, los conceptos clave que fundamentan el tema, así como su aplicación en la formación de docentes. Se trata de una revisión bibliográfica que tuvo como objetivo obtener el estado del arte del tema a través de un levantamiento bibliográfico entre 2017 y 2022. Finalmente, en base al material revisado, se concluye sobre la importancia de comprender qué competencias necesitan los docentes para integrar el PC en sus prácticas en el aula, así como sobre la necesidad de desarrollar métodos y herramientas que puedan ser utilizados para ayudar al docente en este recorrido.

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Biografía del autor/a

Ricardo Lima Caratti, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional na linha de Pesquisa Gestão de Políticas em Tecnologia Educacional; especialização em Ciência da Computação (Desenvolvimento de Sistemas com Orientação a Objetos) pela Universidade de Brasília (UNB); Graduado em Sistema de Informação pela União Pioneira de Integração Social (2004).

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral

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Publicado

2023-10-07

Cómo citar

Caratti, R. L., & Herbert Lima Vasconcelos, F. . (2023). Reflexiones sobre la integración del pensamiento computacional en las prácticas de aula: desafíos para la formación de profesores. Educar Mais, 7, 836–847. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3416

Número

Sección

Artículos