O cenário de pesquisas sobre Filosofia da Tecnologia no Ensino de Ciências por meio do estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3088

Palavras-chave:

Revisão da Literatura, Teoria Crítica da Tecnologia, Escola de Frankfurt

Resumo

Nesta pesquisa tivermos como objetivo identificar o estado da arte em trabalhos acerca da Filosofia da Tecnologia no Ensino de Ciências. Utilizarmos para fundamentar as nossas ideias utilizarmos os apontamentos de Herbert Marcuse acerca da Filosofia da Tecnologia, especificamente sobre a sociedade unidimensional que utiliza a ideia de neutralidade da Ciência e da Tecnologia para perpetuar o sistema de dominação capitalista. Assim, elaboramos o estado da arte de publicações da área de Ensino de Ciências a fim de mapear as pesquisas publicados em periódicos-Qualis de A1 a B2 na classificação de 2016 e também no banco de teses e dissertações da Capes, além de eventos científicos. Identificarmos apenas 6 trabalhos ao total que estão   de acordo com os critérios de inclusão de inclusão. Com isso, observamos lacunas imensas de pesquisas que articulem a Filosofia da Tecnologia nos moldes marcuseano com o Ensino de Ciências. Dessa forma, reiteramos que é pertinente para a área de Ensino englobar tais discussões para consolidar a linha de Filosofia da Tecnologia que permite pensar a sociedade de forma mais crítica, buscando promover a emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geilson Rodrigues da Silva, Escola Estadual Viriato Bandeira, Coxim - MS

Graduado em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, foi aluno de iniciação científica PIBIC-CNPq, por quatro anos. Participou do grupo de pesquisa Taquari: Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias e Desenvolvimento Regional, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, por dois anos. É Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atuou na coorientação de projetos de pesquisa para as seguintes Feiras Científicas: Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (FECITECX-IFMS), Feira de Ciências e Inovação da região Norte de Mato Grosso do Sul (FECINORTE- E.E. Viriato Bandeira), Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS-UFMS). Atua nos seguintes Temas: Ensino de Ciências especificamente na História, Epistemologia e Sociologia da Ciência, Natureza da Ciência, Divulgação e Popularização Científica, Iniciação Científica, Ensino de Astronomia, Ensino de Ciências na Educação Profissional e Química Ambiental.

Marcelo Carbone Carneiro , Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru

Realizou 02 pesquisas de Pós-Doutorado na Université de Genève - Suisse (Bolsista da FAPESP), Livre-docente em Filosofia, Doutor e Mestre em Educação, ambos os títulos pela UNESP. Possui licenciatura (1991) em Filosofia pela UNESP. Professor do Departamento de Ciências Humanas da FAAC - UNESP - Bauru, onde ministra disciplinas de Filosofia, Filosofia da Ciência e Ética. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia, Epistemologia Genética, Educação e Conhecimento, Filosofia da Tecnologia e Filosofia. Professor credenciado e orientador de mestrado e doutorado no programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência - FC - Bauru. Atua, também, no programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS - Campo Grande). Foi Chefe e vice-Chefe do Departamento de Ciências Humanas em duas gestões, Vice-diretor (2012-2016) e Diretor (2016-2020) da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da UNESP - Bauru. Membros de Conselhos Municipais e Comissões ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente é Diretor do Centro de Inovação Tecnológica de Bauru (credenciado à rede paulista de Inovação em 01/03/2018), coordenando projetos aprovados com financiamentos externos, parcerias com o setor produtivo, captando verbas estaduais e estruturando incubadora de base tecnológica.

Referências

ADORNO, Theodor Wiesengrund. HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Tradução de Guido Antonio de Almeida, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1985.

BARONI, Vivian. Subjetividade, Cultura e Educação em Hebert Marcuse. Revista Subjetividades, Belo Horizonte, v.116, n.1, p. 144-154, Dossiê, 2016.

BENJAMIN, Walter. Textos Selecionados. In: Horkheimer, Max.; Theodor Wiesengrund, Adorno. Jurgen Habermas: Traduções de José Lino Grunnewald... [et al]. –São Paulo: Abril Cultural, 1980 (Os Pensadores).

CULPANI, Alberto. A tecnologia como problema filosófico: Três Enfoques. Scientae e Studia. São Paulo, v.2, n.4, p. 493-518, Dezembro, 2004.

FERNANDES, Paulo Irineu Barreto. Herbert Marcuse e as “Imagens da Libertação”. Educação e Filosofia. Uberlândia, v.26, n.52, p. 527-549, Julho/Dezembro, 2012.

FERREIRA, João Vicente Hadich. BUENO, Sinésio Ferraz. Racionalidade Instrumental, Fascismo e Educação na Contemporaneidade. Conjectura, Filosofia Educacional, Lavras, Dossiê, p. 55-77, Dossiê, 2016.

HEERTUM, Richard Van. Marcuse, Bloch and Freire: Reinvigorating a pedagogy of hope. Polity Futures in Education, Los Angeles, v.4, n.1, p. 45-51, November, 2006.

JAPIASSI, Hilton; O mito da Neutralidade Científica. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

KELLNER, Douglas. Marcuse’s Challenges to Education. Polity Futures in Education, Los Angeles, v.4, n.1, p. 1-5, November, 2006.

LACEY, Hugh. As sementes e o conhecimento que elas incorporam. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, v. 14, n. 3, p. 53-59, Fevereiro, 2000.

LACEY, Hugh. O princípio de precaução e a autonomia da ciência. Scientiae e Studia. São Paulo, v. 4, n. 3, p. 373-392, Setembro, 2006.

LACEY, Hugh. Reflections on Science and technoscience. Scientia e Studia. São Paulo. v. 10, n. especial. p. 103-128, 2012.

LACEY, Hugh. Ciência, valores, conhecimento tradicional/indígena e diálogo de saberes. Desenvolvimento e Meio ambiente. Curitiba, v. 50, s/n, p. 93-115, Abril, 2019.

LEÃO, Denise, Maria, Maciel. Paradigmas contemporâneos de Educação: Escola Tradicional E Escola Construtivista. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, s/v, n. 107, p. 187-206, Julho, 1999.

MARX, Karl.; ENGELS, F.; Ideologia Alemã. Tradução: Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARCUSE, Herbert.; A ideologia da sociedade industrial: O homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969.

MARCUSE, Herbert.; Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: KELLNER, D. (Ed.). Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: UNESP, 1999, p. 71-104.

MOREIRA, Marco Antônio.; Bóson de Higgs uma conjectura audaz? Ensino e Tecnologia em Revista. Curitiba, v. 1, n,2. p. 141-157, Dezembro, 2017.

MOREIRA, Marco, Antônio.; Critérios e estratégias para garantir o rigor na pesquisa qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Curitiba, v.11, n.1, p. 405-411, Janeiro-Julho, 2018.

NICOLAS, André.; Marcuse. Paris: Seghers 58, 1970.

OFFREDI, Júlio Cesar Figueiredo. Uma Proposta De Democracia Segundo Habermas: Uma Contribuição Para Concepção e Análise Do Direito. 96f. Dissertação de Mestrado em Filosofia, –Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

OLIVEIRA, Fernanda Tatiani. Apontamentos sobre a tecnologia em Herbert Marcuse. Revista Primordium, Uberlândia, v. 1, n. 2, 5, p. 17-31, Julho-Dezembro, 2017.

OLIVEIRA, Jelson.; (Org). Filosofia da Tecnologia seus autores e seus problemas. Caxias do Sul: Educs, 2020.

PIERCE, Clayton. Groundwork for the Concept of Technique in Education: Hebert Marcuse and technological society. Polity Futures in Education, Oxford, v.4, n.1, p. 61-72, Dezembro, 2006.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. ENS, Romilda Teodoro. As pesquisas denominadas do tipo “ Estado da Arte” em Educação. Diálogo Educacional. Curitiba, v.6, n.19, p. 37-50, Setembro-Dezembro, 2006.

ROSA, Paulo Ricardo da Silva. Uma introdução à pesquisa qualitativa em ensino. Campo Grande: Editora UFMS, 2015.

SANTOS, Gisele Silva. Herbert Marcuse: Crítico da Sociedade Tecnocrática. 201 f. Dissertação de Mestrado em História, Faculdade de Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Letras, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Assis, 2009.

SILVA, Geilson, Rodrigues, da.; A Teoria Histórico Cultural como estratégia para a construção de conceitos científicos em uma abordagem histórico-contemporânea da Termodinâmica. 139 f. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2019.

SILVA, Rafael, Cordeiro.; Tecnologia e Progresso: Dois pontos de vista da teoria crítica. Pensando-Revista de Filosofia, Teresina, v. 4, n.7, p. 1-15, Dossiê, 2013.

Downloads

Publicado

2023-01-27

Como Citar

da Silva, G. R., & Carneiro , M. C. . (2023). O cenário de pesquisas sobre Filosofia da Tecnologia no Ensino de Ciências por meio do estado da arte . Revista Educar Mais, 7, 190–201. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3088

Edição

Seção

Artigos