El escenario de la investigación sobre la Filosofía de la Tecnología en la Enseñanza de las Ciencias a través del estado de la cuestión

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3088

Palabras clave:

Revisión bibliográfica, Teoría crítica de la tecnología , Escuela de Frankfurt

Resumen

En esta investigación nos propusimos identificar el estado del arte de los trabajos sobre la Filosofía de la Tecnología en la Enseñanza de las Ciencias. Para apoyar nuestras ideas sobre la Filosofía de la Tecnología, utilizamos las notas de Herbert Marcuse sobre la Filosofía de la Tecnología, específicamente sobre la sociedad unidimensional que utiliza la idea de neutralidad de la Ciencia y la Tecnología para perpetuar el sistema de dominación capitalista. Así, utilizamos el estado del arte de las publicaciones en el área de Enseñanza de las Ciencias para mapear las investigaciones publicadas en revistas-Qualis de A1 a B2 en la clasificación de 2016 y también en el banco de tesis y disertaciones de Capes además de eventos científicos. Sólo se identificaron 6 artículos en total que se ajustan a los parámetros de inclusión. Así pues, tenemos enormes lagunas en las investigaciones que articulan la filosofía marcuseana de la tecnología con la enseñanza de las ciencias. Así, reiteramos que es pertinente que el área de Educación abarque esas discusiones para consolidar la Filosofía de la Tecnología, que permite pensar la sociedad de forma más justa e igualitaria, promoviendo la emancipación humana

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Biografía del autor/a

Geilson Rodrigues da Silva, Escola Estadual Viriato Bandeira, Coxim - MS

Graduado em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, foi aluno de iniciação científica PIBIC-CNPq, por quatro anos. Participou do grupo de pesquisa Taquari: Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias e Desenvolvimento Regional, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, por dois anos. É Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atuou na coorientação de projetos de pesquisa para as seguintes Feiras Científicas: Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (FECITECX-IFMS), Feira de Ciências e Inovação da região Norte de Mato Grosso do Sul (FECINORTE- E.E. Viriato Bandeira), Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS-UFMS). Atua nos seguintes Temas: Ensino de Ciências especificamente na História, Epistemologia e Sociologia da Ciência, Natureza da Ciência, Divulgação e Popularização Científica, Iniciação Científica, Ensino de Astronomia, Ensino de Ciências na Educação Profissional e Química Ambiental.

Marcelo Carbone Carneiro , Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru

Realizou 02 pesquisas de Pós-Doutorado na Université de Genève - Suisse (Bolsista da FAPESP), Livre-docente em Filosofia, Doutor e Mestre em Educação, ambos os títulos pela UNESP. Possui licenciatura (1991) em Filosofia pela UNESP. Professor do Departamento de Ciências Humanas da FAAC - UNESP - Bauru, onde ministra disciplinas de Filosofia, Filosofia da Ciência e Ética. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia, Epistemologia Genética, Educação e Conhecimento, Filosofia da Tecnologia e Filosofia. Professor credenciado e orientador de mestrado e doutorado no programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência - FC - Bauru. Atua, também, no programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS - Campo Grande). Foi Chefe e vice-Chefe do Departamento de Ciências Humanas em duas gestões, Vice-diretor (2012-2016) e Diretor (2016-2020) da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da UNESP - Bauru. Membros de Conselhos Municipais e Comissões ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente é Diretor do Centro de Inovação Tecnológica de Bauru (credenciado à rede paulista de Inovação em 01/03/2018), coordenando projetos aprovados com financiamentos externos, parcerias com o setor produtivo, captando verbas estaduais e estruturando incubadora de base tecnológica.

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Publicado

2023-01-27

Cómo citar

da Silva, G. R., & Carneiro , M. C. . (2023). El escenario de la investigación sobre la Filosofía de la Tecnología en la Enseñanza de las Ciencias a través del estado de la cuestión . Educar Mais, 7, 190–201. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3088

Número

Sección

Artículos