The research landscape on Philosophy of Technology in Science Education through the state of the art

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3088

Keywords:

Literature Review, Critical Theory of Technology, Frankfurt School

Abstract

In this research we aimed to identify the state of the art in works about the Philosophy of Technology in Science Teaching. To support our ideas about Philosophy of Technology, we used Herbert Marcuse's notes about the Philosophy of Technology, specifically about the one-dimensional society that uses the idea of neutrality of Science and Technology to perpetuate the system of capitalist domination. Thus, we used the state of the art in publications in the area of Science Teaching to map the research published in Qualis journals from A1 to B2 in the classification of 2016 and also in the Capes theses and dissertations database as well as scientific events. We identified only 6 papers in total that fall within the parameters of inclusion. Thus, we have huge gaps in research that articulate the Marcusean philosophy of technology with science teaching. Thus, we reiterate that it is pertinent for the area of Education to encompass such discussions in order to consolidate the Philosophy of Technology, which allows us to think society in a more just and egalitarian way, promoting human emancipation.

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Author Biographies

Geilson Rodrigues da Silva, Escola Estadual Viriato Bandeira, Coxim - MS

Graduado em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, foi aluno de iniciação científica PIBIC-CNPq, por quatro anos. Participou do grupo de pesquisa Taquari: Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias e Desenvolvimento Regional, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, por dois anos. É Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atuou na coorientação de projetos de pesquisa para as seguintes Feiras Científicas: Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (FECITECX-IFMS), Feira de Ciências e Inovação da região Norte de Mato Grosso do Sul (FECINORTE- E.E. Viriato Bandeira), Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS-UFMS). Atua nos seguintes Temas: Ensino de Ciências especificamente na História, Epistemologia e Sociologia da Ciência, Natureza da Ciência, Divulgação e Popularização Científica, Iniciação Científica, Ensino de Astronomia, Ensino de Ciências na Educação Profissional e Química Ambiental.

Marcelo Carbone Carneiro , Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru

Realizou 02 pesquisas de Pós-Doutorado na Université de Genève - Suisse (Bolsista da FAPESP), Livre-docente em Filosofia, Doutor e Mestre em Educação, ambos os títulos pela UNESP. Possui licenciatura (1991) em Filosofia pela UNESP. Professor do Departamento de Ciências Humanas da FAAC - UNESP - Bauru, onde ministra disciplinas de Filosofia, Filosofia da Ciência e Ética. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia, Epistemologia Genética, Educação e Conhecimento, Filosofia da Tecnologia e Filosofia. Professor credenciado e orientador de mestrado e doutorado no programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência - FC - Bauru. Atua, também, no programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS - Campo Grande). Foi Chefe e vice-Chefe do Departamento de Ciências Humanas em duas gestões, Vice-diretor (2012-2016) e Diretor (2016-2020) da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da UNESP - Bauru. Membros de Conselhos Municipais e Comissões ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente é Diretor do Centro de Inovação Tecnológica de Bauru (credenciado à rede paulista de Inovação em 01/03/2018), coordenando projetos aprovados com financiamentos externos, parcerias com o setor produtivo, captando verbas estaduais e estruturando incubadora de base tecnológica.

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Published

2023-01-27

How to Cite

da Silva, G. R., & Carneiro , M. C. . (2023). The research landscape on Philosophy of Technology in Science Education through the state of the art. Educar Mais, 7, 190–201. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3088