Programa Inova Educação: a formação do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3082

Palavras-chave:

Programa Inova Educação, Formação docente, Tecnologias

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições do “Programa Inova Educação” para o desenvolvimento profissional de professores que atuam no componente curricular “Tecnologia e Inovação” na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Para a realização do estudo optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho descritivo-analítico, que utilizou questionário e entrevista como instrumentos para a coleta dos dados. Os principais aportes teóricos que fundamentaram o estudo foram: Marcelo Garcia, Lee Shulman, Antônio Nóvoa, Paulo Freire, Maria da Graça Mizukami, Cochran-Smith e Lytle. Constatamos, com a análise realizada, que apesar dos professores estarem cientes de que seria fundamental ter conhecimento na área de tecnologia para lecionar o componente curricular “Tecnologia e Inovação”, a maioria afirmou que ingressou na disciplina mesmo sem possuir este conhecimento. Além disso, para a maioria, o curso oferecido pela Secretaria da Educação, como pré-requisito para lecionar o componente curricular, não foi suficiente para suprir as necessidades dos participantes.

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Biografia do Autor

Renata Kelly da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Educação: Currículo na linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP, Especialista em Informática Educativa - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Pedagoga - Universidade Nove de Julho - Uninove, graduada em Matemática - Universidade Camilo Castelo Branco - Unicastelo e Educação Artística - Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul. Há 25 anos atuo na Educação e nos últimos 18 anos na formação de docentes na área de Educação e Tecnologia. Atualmente atuo como Professora na Rede Pública Estadual de ensino em São Paulo no ensino fundamental e ensino médio. Atuei por 12 anos como Professora Coordenadora de Tecnologia Educacional e por cinco anos como Diretora Técnica de Informações Educacionais e Tecnologia na Diretoria de Ensino Região Leste 3 da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Docente no Ensino Superior em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação na Faculdade Anchieta, Universidade Camilo Castelo Branco (atual Universidade Brasil), Universidade Nove de Julho e Faculdade Santa Izildinha - Uniesp. Atuei como Formadora e Tutora na modalidade de Ensino a Distância em cursos de extensão e aperfeiçoamento de curta e longa duração no Instituto Ayrton Senna, Fundação Telefônica, Fundação Padre Anchieta, Fundação do Desenvolvimento Administrativo - Fundap, Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do estado de São Paulo.

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi)letramentos e práticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics ? Learning and Teaching

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia /CEFT - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura).É co-organizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCar. Foi membro do comitê de assessoramento CA-ED do CNPq no período 2006-2009.

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Publicado

2023-04-12

Como Citar

Silva, R. K. da ., Andrade, M. de F. R. de, & Mizukami, M. da G. N. . (2023). Programa Inova Educação: a formação do professor. Revista Educar Mais, 7, 367–384. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3082

Edição

Seção

Artigos