Programa de Educación Inova: formación docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3082

Palabras clave:

Programa de Educación Inova, Formación del profesorado, Tecnologías

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar las contribuciones del "Programa de Educación Inova" para el desarrollo profesional de los docentes que actúan en el componente curricular "Tecnología e Innovación" en el Departamento de Educación del Estado de São Paulo. Para llevar a cabo el estudio, se optó por una investigación cualitativa descriptiva-analítica, que utilizó un cuestionario y una entrevista como instrumentos para la recolección de datos. Las principales contribuciones teóricas que sustentaron el estudio fueron: Marcelo Garcia, Lee Shulman, Antônio Nóvoa, Paulo Freire, Maria da Graça Mizukami, Cochran-Smith y Lytle. Los resultados revelaron que la mayoría de los profesores indicaron que no tenían conocimientos en el área de tecnología, a pesar de afirmar que para enseñar el componente curricular este conocimiento sería fundamental. Para la mayoría, tener conocimientos tecnológicos era fundamental para la enseñanza. El curso permitió acceder al conocimiento de las nuevas terminologías utilizadas en el ámbito tecnológico. Muchos declararon que el curso ofrecido a distancia por el Departamento de Educación, como requisito previo para enseñar el componente curricular, no era suficiente para satisfacer las necesidades de los participantes.

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Biografía del autor/a

Renata Kelly da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Educação: Currículo na linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP, Especialista em Informática Educativa - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Pedagoga - Universidade Nove de Julho - Uninove, graduada em Matemática - Universidade Camilo Castelo Branco - Unicastelo e Educação Artística - Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul. Há 25 anos atuo na Educação e nos últimos 18 anos na formação de docentes na área de Educação e Tecnologia. Atualmente atuo como Professora na Rede Pública Estadual de ensino em São Paulo no ensino fundamental e ensino médio. Atuei por 12 anos como Professora Coordenadora de Tecnologia Educacional e por cinco anos como Diretora Técnica de Informações Educacionais e Tecnologia na Diretoria de Ensino Região Leste 3 da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Docente no Ensino Superior em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação na Faculdade Anchieta, Universidade Camilo Castelo Branco (atual Universidade Brasil), Universidade Nove de Julho e Faculdade Santa Izildinha - Uniesp. Atuei como Formadora e Tutora na modalidade de Ensino a Distância em cursos de extensão e aperfeiçoamento de curta e longa duração no Instituto Ayrton Senna, Fundação Telefônica, Fundação Padre Anchieta, Fundação do Desenvolvimento Administrativo - Fundap, Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do estado de São Paulo.

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi)letramentos e práticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics ? Learning and Teaching

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia /CEFT - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura).É co-organizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCar. Foi membro do comitê de assessoramento CA-ED do CNPq no período 2006-2009.

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Publicado

2023-04-12

Cómo citar

Silva, R. K. da ., Andrade, M. de F. R. de, & Mizukami, M. da G. N. . (2023). Programa de Educación Inova: formación docente. Educar Mais, 7, 367–384. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3082

Número

Sección

Artículos