Inova Education Program: teacher training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3082

Keywords:

Inova Education Program, Teacher training, Technologies

Abstract

This article aims to analyze the contributions of the "Inova Education Program" for the professional development of teachers working in the curricular component "Technology and Innovation" in the Department of Education of the State of São Paulo. To carry out the study, we opted for descriptive-analytical qualitative research, which used a questionnaire and interview as instruments for data collection. The main theoretical contributions that underpined the study were: Marcelo Garcia, Lee Shulman, Antônio Nóvoa, Paulo Freire, Maria da Graça Mizukami, Cochran-Smith and Lytle. The main theoretical contributions that underpined the study were: Marcelo Garcia, Lee Shulman, Antônio Nóvoa, Paulo Freire, Maria da Graça Mizukami, Cochran-Smith and Lytle.  We found, with the analysis carried out, that despite the teachers being aware that it would be essential to have knowledge in the area of ​​technology to teach the curricular component “Technology and Innovation”, most stated that they joined the discipline even without having this knowledge. In addition, for the majority, the course offered by the Department of Education, as a prerequisite for teaching the curricular component, was not enough to meet the needs of the participants.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renata Kelly da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Educação: Currículo na linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP, Especialista em Informática Educativa - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Pedagoga - Universidade Nove de Julho - Uninove, graduada em Matemática - Universidade Camilo Castelo Branco - Unicastelo e Educação Artística - Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul. Há 25 anos atuo na Educação e nos últimos 18 anos na formação de docentes na área de Educação e Tecnologia. Atualmente atuo como Professora na Rede Pública Estadual de ensino em São Paulo no ensino fundamental e ensino médio. Atuei por 12 anos como Professora Coordenadora de Tecnologia Educacional e por cinco anos como Diretora Técnica de Informações Educacionais e Tecnologia na Diretoria de Ensino Região Leste 3 da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Docente no Ensino Superior em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação na Faculdade Anchieta, Universidade Camilo Castelo Branco (atual Universidade Brasil), Universidade Nove de Julho e Faculdade Santa Izildinha - Uniesp. Atuei como Formadora e Tutora na modalidade de Ensino a Distância em cursos de extensão e aperfeiçoamento de curta e longa duração no Instituto Ayrton Senna, Fundação Telefônica, Fundação Padre Anchieta, Fundação do Desenvolvimento Administrativo - Fundap, Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do estado de São Paulo.

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi)letramentos e práticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics ? Learning and Teaching

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia /CEFT - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura).É co-organizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCar. Foi membro do comitê de assessoramento CA-ED do CNPq no período 2006-2009.

References

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. Relações entre conhecimento e prática: aprendizado de professores em comunidades. Tradução: GEPFPM (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática – FE/Unicamp). USA, 1999.

FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 5, n. 8, p. 11-23, 2013.

FREIRE, P. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GARCIA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Inova educação: transformação hoje, transpiração amanhã, 2020. Disponível em: <https://inova.educacao.sp.gov.br/>. Acesso em: 03 de abril 2020.

MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação, v.29, n.2, 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838/2204 >. Acesso em: 28 out 2021.

MORAN, J. A educação a distância, mais focada em pesquisa e colaboração. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/pesquisa_e_colaboracao.pdf >. Acesso em: 27 nov. 2022.

NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: Sinpro/SP, 2007. Disponível em: http://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em: 05 out. 2022.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cad.

Pesquisa. [online]. 2017, vol.47, n.166, p.1106-1133. ISSN 1980-5314.

https://doi.org/10.1590/198053144843.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Resolução, de 6-8-2019. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O,%20DE%206-8-2019.HTM?Time=05/01/2020%2012:43:54. Acesso em: 2 set. 2021.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Deliberação CEE N° 169/2019. Disponível em:http://www.sieeesp.com.br/sieeesp2/uploads/legislacaoescolar/Indica%C3%A7%C3%A3o/Delibera%C3%A7%C3%A3o%20CEE%20n%C2%BA%20169-19%20e%20Indica%C3%A7%C3%A3o%20CEE%20n%C2%BA%20179-19%20-%20Fixa%20normas%20relativas%20ao%20Curr%C3%ADculo%20Paulista%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Infantil%20e%20Ensino%20Fundamental%20(1).pdf. Acesso em: 2 set. 2021.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista Ensino Médio, 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/sites/7/2020/03/formacao-geral-curriculo-paulista-ensino-medio.pdf. Acesso em: 2 set. 2021.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec. Nova série, v. 4, n. 2, 2014.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. In: Harvard Educational Review. Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-21, fev. 1987.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n.2, p. 4-14, Feb. 1986.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec. Nova série, [S.l.], v. 4, n. 2, june 2015. ISSN 2237-9983. Disponível em: <https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293>. Acesso em: 30 nov. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293

SHULMAN, L. S.; SHULMAN, J. H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec. Nova série, [S.l.], v. 6, n. 1, dec. 2016. ISSN 2237-9983. Disponível em: <https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/353>. Acesso em: 30 nov. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i1.353

Published

2023-04-12

How to Cite

Silva, R. K. da ., Andrade, M. de F. R. de, & Mizukami, M. da G. N. . (2023). Inova Education Program: teacher training. Educar Mais, 7, 367–384. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3082