Criatividade na escola e na extensão rural
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2981Palavras-chave:
Criatividade, Escola, Extensão RuralResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a noção de criatividade, com base na psicologia histórico-cultural de Vigotski, discutindo sugestões de trabalho criativo em dois espaços diferentes e importantes de aplicação criativa: a escola e a extensão rural. São apresentadas as noções de criatividade com base na psicologia de Vigotski. Descrevem-se algumas sugestões de trabalho criativo na escola. A extensão rural é discutida em sua necessidade de trabalho criativo. Conclui-se que a compreensão do conceito de criatividade (aqui discutida a luz da psicologia histórico-cultural) é fundamental para a implementação de trabalhos criativos em diferentes espaços de trabalho.
Downloads
Referências
ALENCAR, Eunice. A medida da Criatividade. In: PASQULI, Luiz. Teoria e Métodos de Medida em Ciências do Comportamento. Brasília: Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida / Instituto de Psicologia /UnB: INEP, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CALDAS, N. V.; ANJOS, F. S. Extensão Rural: Um manual para alunos de graduação. Pelotas: Ed. UFPel, 2021.
CAPORAL, F. R. Extensão Rural e Agroecologia: temas sobre um novo desenvolvimento rural, necessário e possível, Brasília, 2009.
DEPONTI, C. M. Intervenção para o Desenvolvimento Rural: O caso da extensão rural pública do Rio Grande do Sul. 2010. 275 p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo, SP: Loyola, 1989.
KOBER, Cláudia. Educação, trabalho e qualificação profissional. Campinas: Autores Associados, 2004.
MARX, Karl. Escritos económicos menores. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 1987.
PEIXOTO, M. Extensão rural no Brasil – uma abordagem histórica da legislação. Senado Federal, Brasília, DF, 2008. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-48-extensao-rural-no-brasil-uma-abordagem-historica-da-legislacao. Acesso em: 22 abr. 2022.
STERNBERG, Robert. Psicologia Cognitiva. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2014.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cleber Melo da Silva, Monica Nardini da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.