Estudos e possibilidades da teoria freiriana no Ensino de Ciências: uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2948

Palavras-chave:

Teoria freireana, Ensino de ciências, Prática pedagógica

Resumo

Quais as possíveis conexões da teoria freireana e o ensino de ciências? Que elementos e práticas contemplam simultaneamente a teoria freireana e o ensino de ciências? Esta investigação teve como objetivo identificar práticas pedagógicas efetivadas e que evidenciaram a articulação entre o ensino de ciências e a teoria freireana. Com base em uma abordagem qualitativa, este artigo apresenta pesquisa bibliográfica a partir de artigos publicados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no período de 2008 a 2019. A análise da pesquisa evidenciou a articulação do ensino de ciências com a perspectiva freireana, a partir das seguintes práticas pedagógicas: tema gerador, os três momentos pedagógicos, sequência didática e prática pedagógica educomunicação.

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Biografia do Autor

Sinara da Silva Chagas, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA - 2022. Licenciada em Educação do Campo - Habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito- 2019. Integrante do Grupo de Pesquisa Coeducar: Metodologias de Ensino e Formação de Professores-UNIPAMPA. Funcionária Pública Municipal, atua como monitora de alunos com necessidades especiais desde 2006.

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias de ensino, educação ambiental, tecnologias na educação, educação a distância e pesquisa.

Maritza Costa Moraes, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em (2010) e graduação no Curso de Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (2001) e graduação no Curso de Ciências - Licenciatura Curta pela Universidade Federal do Rio Grande (1980) todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É integrante do Grupo de Pesquisa Coeducar: Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG). Tem experiência na área de Matemática, Educação em ciências, Robótica Educacional, Tecnologias Digitais na Educação, Formação de professores, Educação do Campo.

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

da Silva Chagas, S. ., de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & Costa Moraes, M. . (2022). Estudos e possibilidades da teoria freiriana no Ensino de Ciências: uma revisão bibliográfica. Revista Educar Mais, 6, 958–968. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2948

Edição

Seção

Artigos