Estudios y posibilidades de la teoría freireana en la Enseñanza de las Ciencias: una revisión bibliográfica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2948

Palabras clave:

Teoría freireana, Enseñanza de las ciencias, Práctica pedagógica

Resumen

¿Cuáles son las posibles conexiones entre la teoría de Freire y la enseñanza de las ciencias? ¿Qué elementos y prácticas contemplan simultáneamente la teoría freireana y la enseñanza de las ciencias? Esta investigación tuvo como objetivo identificar prácticas pedagógicas efectivas que evidenciaran la articulación entre la enseñanza de las ciencias y la teoría freireana. A partir de un enfoque cualitativo, este artículo presenta una investigación bibliográfica a partir de artículos publicados en el Portal de Periódicos de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior - CAPES de 2008 a 2019. El análisis de la investigación evidenció la articulación de la enseñanza de las ciencias con la perspectiva freireana a partir de las siguientes prácticas pedagógicas: tema generador, los tres momentos pedagógicos, secuencia didáctica y práctica pedagógica educomunicativa.

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Biografía del autor/a

Sinara da Silva Chagas, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA - 2022. Licenciada em Educação do Campo - Habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito- 2019. Integrante do Grupo de Pesquisa Coeducar: Metodologias de Ensino e Formação de Professores-UNIPAMPA. Funcionária Pública Municipal, atua como monitora de alunos com necessidades especiais desde 2006.

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias de ensino, educação ambiental, tecnologias na educação, educação a distância e pesquisa.

Maritza Costa Moraes, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em (2010) e graduação no Curso de Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (2001) e graduação no Curso de Ciências - Licenciatura Curta pela Universidade Federal do Rio Grande (1980) todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É integrante do Grupo de Pesquisa Coeducar: Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG). Tem experiência na área de Matemática, Educação em ciências, Robótica Educacional, Tecnologias Digitais na Educação, Formação de professores, Educação do Campo.

Citas

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Publicado

2022-10-24

Cómo citar

da Silva Chagas, S. ., de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & Costa Moraes, M. . (2022). Estudios y posibilidades de la teoría freireana en la Enseñanza de las Ciencias: una revisión bibliográfica. Educar Mais, 6, 958–968. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2948

Número

Sección

Artículos