Aprendizagem criativa e formação docente no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2859

Palavras-chave:

Criatividade, Aprendizagem criativa, Formação de Professores, Docência Universitária

Resumo

O artigo trata da formação docente no ensino superior e busca investigar sua relação com a criatividade e de que maneira a construção do saber pedagógico está relacionado aos processos de formação nas IES. As demandas da atualidade aspiram por alunos protagonistas na produção de conhecimento e não meros receptores de informações, o que exige um docente inovador, que mescle atributos de professor e pesquisador, para que assim possa problematizar sua prática, tornando-a objeto de estudo e questionamento, superando as dificuldades e se qualificando cada dia mais, para assim, auxiliar seus discentes no processo de aprendizagem e desenvolvimento integral. Acredita-se que aliar os 4 Ps da Aprendizagem Criativa, abordados por Mitchel Resnick (2020) aos processos de formação docente possa contribuir para a qualificação desses profissionais, para que estes possam associar criatividade a conhecimento e inovação. Para tanto, é fundamental que a universidade oportunize espaços de formação para seus docentes para que possam pensar, repensar e refazer sua própria identidade profissional, inovando e promovendo o pensamento criativo em prol da construção de saberes docentes mais amplos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Bergonsi Tussi, Universidade de Passo Fundo - UPF

Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade de Passo Fundo (RS), Especialização em Mídias na Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-grandense e Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade São Luís, de São Paulo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (RS). Além disso, possui certificação internacional pelo Instituto Cervantes, da Espanha, no nível B2 de Espanhol (avançado) e é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF). Experiência para atuar em Práticas Educacionais com ênfase em Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Ensino de Geografia e Informática Educativa. Atualmente é professora titular de Geografia e Cultura Digital na rede municipal de Passo Fundo - RS e também formadora do Programa Letramento em Programação do Instituto Ayrton Senna, em parceria com o InovaEdu da Fundação IMED (2021) no RS.

Esther Almeida das Neves, Universidade de Passo Fundo - UPF

Possui Magistério e graduação em Pedagogia pela UPF (Universidade de Passo Fundo- 2018). Especialista em Gestão Escolar, pela UNIDEAU. E especialização em Linguagens e Tecnologias da Educação na IFSUL. Mestranda em Educação pela UPF/PPGEDU na linha Processos Educativos e Linguagem. Participante do grupo de pesquisa no GEPID- UPF (Grupo de Estudo e Pesquisa em Cultura Digital).

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo - UPF

Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (1993) e graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo desde 1992. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação (desde 2008) atuando na linha de Políticas Educacionais. Desde seu ingresso no PPGEdu desenvolve pesquisas sobre docência na educação superior, formação de professores e políticas para o ensino médio, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, ensino de filosofia, formação docente, políticas educacionais, políticas curriculares para o ensino médio, neoliberalismo e formação de pesquisadores. É coordenador do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR (GEPES - UPF/RS) no qual Coordena os projetos de pesquisa "Docência Universitária e política educacionais", "Políticas Curriculares para o Ensino Médio" e "Políticas para o Ensino de Filosofia". O GEPES/UPF está ligado ao GEPES nacional com sede na Unicamp e ao Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (GIEPES). É também pesquisador do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul e da Rede Ensino Médio - Pesquisa. Também é avaliador de Cursos e Instituições do Inep desde 2010, tendo realizado até o presente momento 10 avaliações de Curso e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) desde 2019.

Referências

CONFORTIN, Renata. Transitando saberes e não saberes da docência no Ensino Superior. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; ODY, Leandro Carlos. (Org.). Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. 1ª Ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015. P. 149-169.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. Educar o educador: reflexões sobre formação docente. Campinas: Marcado de Letras, 2010.

FÁVERO, Altair Alberto; ODY, Leandro Carlos. Os (des)caminhos da formação do docente pesquisador no ensino superior: mitos e possibilidades. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; ODY, Leandro Carlos. (Org.). Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. 1ª Ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015. P. 61-81.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. Criatividade não é improvisação: crítica a uma concepção equivocada de docência universitária. In: FÁVERO, A. A.; TONIETO, C.; ODY, L, C. (Org.). Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. 1ª Ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015. P. 17-36.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. Ed. São Paulo: Atlas S/A, 2002.

KIPPER, Rosane Tomedi; FÁVERO, Altair Alberto. Pensamento, criatividade e conhecimento: diferenciais do profissional de secretariado executivo. In: DURANTE, Daniela Giaretta; FÁVERO, Altair Alberto. (Org.) Gestão secretarial: formação e atuação profissional. Passo Fundo: UPF, 2009, P. 76-108. ISBN: 9788575156896.

MARINI, Eduardo. Entenda o que é o Movimento Maker e como ele chegou à educação. Revista Educação, Ed. 255, fev. 2019. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2019/02/22/movimento-maker-educacao/ , acesso em 20 de nov. 2021.

RESENDE, Lenir Pereira de. A formação docente e a sala de aula como espaço de criatividade. In: Anuário da Produção Acadêmica Docente. Vol. III, Nº 4, Ano 2009. P. 213-224.

RESNICK, Mitchel. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. / Mitchel Resnick; tradução: Mariana Casetto Cruz, Lívia Rulli Sobral; revisão técnica: Carolina Rodeghiero, Leo Burd. Porto Alegre: Penso, 2020.

ZAMBEL, L.; LASTÓRIA, L. A. N. Educação e emancipação em T. W. Adorno: contribuições para a formação de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2205–2218, 2016. DOI: 10.21723/riaee. v11. N 4.8794. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8794 . Acesso em: 4 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2022-07-16

Como Citar

Bergonsi Tussi, G., Almeida das Neves, E., & Alberto Fávero, A. (2022). Aprendizagem criativa e formação docente no Ensino Superior . Revista Educar Mais, 6, 737–747. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2859

Edição

Seção

Artigos