Creative learning and teacher training in Higher Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2859

Keywords:

Creativity, Creative Learning, Teacher training, University teaching

Abstract

This article is about teacher training in higher education and seeks to investigate its relationship with creativity and how the construction of pedagogical knowledge is related to training processes in IES (Higher Education Institutions). Today's demands aspire for students who are protagonists in the production of knowledge and not mere receivers of information, which requires an innovative teacher, who mixes attributes of a teacher and a researcher, so that they can problematize their practice, making it an object of study and questioning, overcoming difficulties and qualifying each day more, in order to help their students in the process of learning and integral development. It is believed that combining the 4 Ps of Creative Learning, addressed by Mitchel Resnick (2020) with teacher training processes can contribute to the qualification of these professionals, so that they can associate creativity with knowledge and innovation. Therefore, it is essential that the university provides training spaces for its professors so that they can think, rethink and remake their own professional identity, innovating and promoting creative thinking in favor of the construction of broader teaching knowledge.

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Author Biographies

Graziela Bergonsi Tussi, Universidade de Passo Fundo - UPF

Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade de Passo Fundo (RS), Especialização em Mídias na Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-grandense e Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade São Luís, de São Paulo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (RS). Além disso, possui certificação internacional pelo Instituto Cervantes, da Espanha, no nível B2 de Espanhol (avançado) e é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF). Experiência para atuar em Práticas Educacionais com ênfase em Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Ensino de Geografia e Informática Educativa. Atualmente é professora titular de Geografia e Cultura Digital na rede municipal de Passo Fundo - RS e também formadora do Programa Letramento em Programação do Instituto Ayrton Senna, em parceria com o InovaEdu da Fundação IMED (2021) no RS.

Esther Almeida das Neves, Universidade de Passo Fundo - UPF

Possui Magistério e graduação em Pedagogia pela UPF (Universidade de Passo Fundo- 2018). Especialista em Gestão Escolar, pela UNIDEAU. E especialização em Linguagens e Tecnologias da Educação na IFSUL. Mestranda em Educação pela UPF/PPGEDU na linha Processos Educativos e Linguagem. Participante do grupo de pesquisa no GEPID- UPF (Grupo de Estudo e Pesquisa em Cultura Digital).

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo - UPF

Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (1993) e graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo desde 1992. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação (desde 2008) atuando na linha de Políticas Educacionais. Desde seu ingresso no PPGEdu desenvolve pesquisas sobre docência na educação superior, formação de professores e políticas para o ensino médio, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, ensino de filosofia, formação docente, políticas educacionais, políticas curriculares para o ensino médio, neoliberalismo e formação de pesquisadores. É coordenador do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR (GEPES - UPF/RS) no qual Coordena os projetos de pesquisa "Docência Universitária e política educacionais", "Políticas Curriculares para o Ensino Médio" e "Políticas para o Ensino de Filosofia". O GEPES/UPF está ligado ao GEPES nacional com sede na Unicamp e ao Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (GIEPES). É também pesquisador do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul e da Rede Ensino Médio - Pesquisa. Também é avaliador de Cursos e Instituições do Inep desde 2010, tendo realizado até o presente momento 10 avaliações de Curso e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) desde 2019.

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Published

2022-07-16

How to Cite

Bergonsi Tussi, G., Almeida das Neves, E., & Alberto Fávero, A. (2022). Creative learning and teacher training in Higher Education. Educar Mais, 6, 737–747. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2859