Aprendizaje creativo y formación docente en la Enseñanza Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2859

Palabras clave:

Creatividad, Aprendizaje creativo, formación del profesorado, Docencia Universitaria

Resumen

El artículo trata sobre la formación docente en la enseñanza superior y busca investigar su relación con la creatividad y cómo la construcción del saber pedagógico se relaciona con los procesos de formación en las IES. Las demandas de la actualidad aspiran por alumnos protagonistas en la producción del conocimiento y no solo receptores de informaciones, lo que exige un docente innovador, que mezcle cualidades de profesor e investigador, para que, así, pueda problematizar su práctica, haciéndola objeto de estudio y cuestionamiento, superando las dificultades y calificándose cada día más, para así, auxiliar a sus discentes en el proceso de aprendizaje y desarrollo integral. Se cree que aliar las 4 Ps del Aprendizaje Creativo, abordadas por Mitchel Resnick (2020) a los procesos de formación docente, pueden contribuir a la calificación de estos profesionales, para que estos puedan combinar creatividad a conocimiento e innovación. Para esto, es fundamental que la universidad posibilite espacios de formación a sus profesores, para que ellos puedan pensar, repensar y rehacer su propia identidad profesional, innovando y provocando el pensamiento creativo en favor de la construcción de un saber docente más amplio.

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Biografía del autor/a

Graziela Bergonsi Tussi, Universidade de Passo Fundo - UPF

Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade de Passo Fundo (RS), Especialização em Mídias na Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-grandense e Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade São Luís, de São Paulo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (RS). Além disso, possui certificação internacional pelo Instituto Cervantes, da Espanha, no nível B2 de Espanhol (avançado) e é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF). Experiência para atuar em Práticas Educacionais com ênfase em Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Ensino de Geografia e Informática Educativa. Atualmente é professora titular de Geografia e Cultura Digital na rede municipal de Passo Fundo - RS e também formadora do Programa Letramento em Programação do Instituto Ayrton Senna, em parceria com o InovaEdu da Fundação IMED (2021) no RS.

Esther Almeida das Neves, Universidade de Passo Fundo - UPF

Possui Magistério e graduação em Pedagogia pela UPF (Universidade de Passo Fundo- 2018). Especialista em Gestão Escolar, pela UNIDEAU. E especialização em Linguagens e Tecnologias da Educação na IFSUL. Mestranda em Educação pela UPF/PPGEDU na linha Processos Educativos e Linguagem. Participante do grupo de pesquisa no GEPID- UPF (Grupo de Estudo e Pesquisa em Cultura Digital).

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo - UPF

Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (1993) e graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo desde 1992. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação (desde 2008) atuando na linha de Políticas Educacionais. Desde seu ingresso no PPGEdu desenvolve pesquisas sobre docência na educação superior, formação de professores e políticas para o ensino médio, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, ensino de filosofia, formação docente, políticas educacionais, políticas curriculares para o ensino médio, neoliberalismo e formação de pesquisadores. É coordenador do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR (GEPES - UPF/RS) no qual Coordena os projetos de pesquisa "Docência Universitária e política educacionais", "Políticas Curriculares para o Ensino Médio" e "Políticas para o Ensino de Filosofia". O GEPES/UPF está ligado ao GEPES nacional com sede na Unicamp e ao Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (GIEPES). É também pesquisador do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul e da Rede Ensino Médio - Pesquisa. Também é avaliador de Cursos e Instituições do Inep desde 2010, tendo realizado até o presente momento 10 avaliações de Curso e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) desde 2019.

Citas

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Publicado

2022-07-16

Cómo citar

Bergonsi Tussi, G., Almeida das Neves, E., & Alberto Fávero, A. (2022). Aprendizaje creativo y formación docente en la Enseñanza Superior. Educar Mais, 6, 737–747. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2859

Número

Sección

Artículos