A educação infantil no contexto da educação brasileira: entre o cuidar, o brincar e o educar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2837

Palavras-chave:

Educação Infantil, Cuidar, Brincar, Educar

Resumo

Este artigo, apresenta um recorte teórico da pesquisa “Avaliação da aprendizagem: da organização do trabalho pedagógico ao registro do acompanhamento das crianças no contexto da Educação Infantil”, dissertação de mestrado do programa XXX da Universidade YYY. Com o objetivo de discutir sobre a tríade que envolve o cuidar, o brincar e o educar no contexto da Educação Infantil no Brasil, trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa que, em sua culminância, apontou a importância das escolas de Educação Infantil trabalharem de forma indissociável a tríade citada, não restringindo-se aos cuidados com a criança, mas se estendendo ao educar e ao brincar, articuladamente. Essa articulação, muito mais do que ação didática, compreende o brincar, o educar e o cuidar como extensos campos de conhecimento que exigem comprometimento docente e políticas públicas que, de fato, reconheçam a infância e suas particularidades como imbrincadas no processo de desenvolvimento educacional de um país.

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Biografia do Autor

Francisco Reginaldo Linhares, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Mestre em Ensino (2020) pelo Programa de Pós Graduação em Ensino/PPGE, Mestrado Acadêmico do Campus Avançado de Pau dos Ferros/CAPF, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Especialista em Supervisão e Orientação Educacional (2011), pela Faculdade Integrada de Patos/FIP. Especialista em Mídias na Educação, CAPF/UERN. Graduado em História (2010) pela Universidade Regional do Cariri/URCA, graduado em Pedagogia (2011), pelo CAPF/UERN. Professor efetivo da Educação Infantil, na rede Municipal de ensino em Pilões-RN. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo em Ensino - Aprendizagem/GEPPE, linha de pesquisa: Didática, teorias e práticas de ensino e aprendizagem. Departamento de Educação/DE do CAPF/UERN, sendo membro da pesquisa: Repensando as estratégias de ensino no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança/NUPEC/CE/UFPB. Discutindo temas sobre Educação, mas precisamente Educação Infantil, avaliação da Educação Infantil e registros da aprendizagem discente.

Maria da Conceição Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduada em Pedagogia pela UERN (2000). Especialista em Formação de Professor pela UERN (2003). Mestra em Educação pela UFRN (2005) e Doutora em Educação pela USP (2015). Atuou na educação básica como coordenadora pedagógica, professora e coordenadora administrativa. Ex presidente da Associação Beneficente Priscila Sena Lima na qual participou da fundação da Banda Filarmônica José Francisco de Oliveira Vaz. Idealizadora e fundadora do Coral A vida em Canto/UERN. Atualmente é Profa. Adjunto IV do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação/CAPF - Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN, no qual já exerceu a função de chefe e subchefe. É Professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino, do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGE, da UERN onde exerce a função de coordenadora. É fundadora, vice líder e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Processo Ensino e aprendizagem (GEPPE). É membro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-TER). É membro do Grupo Oralidade, Leitura e Escrita (GOLE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino; aprendizagem, (in)disciplina e alfabetização.

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Publicado

2022-07-06

Como Citar

Linhares, F. R., & Costa, M. da C. (2022). A educação infantil no contexto da educação brasileira: entre o cuidar, o brincar e o educar . Revista Educar Mais, 6, 660–671. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2837

Edição

Seção

Artigos