Transtornos mentais comuns e adaptação ao ensino remoto em acadêmicos de saúde na pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2835

Palavras-chave:

Educação Superior, Estudantes Universitários, Ensino Remoto, Saúde Mental

Resumo

A pandemia da doença de coronavírus (COVID-19) ocasionou a obrigatoriedade de virtualização da ação das instituições de ensino superior, o que ocasionou a instauração do ensino remoto. Em decorrência deste cenário atípico, as repentinas alterações exigiram adaptação imediata e compulsória por parte dos estudantes universitários, podendo predispor os futuros profissionais da área da saúde ao adoecimento mental. O presente artigo objetivou avaliar a prevalência de transtornos mentais comuns em acadêmicos da área da saúde e os indicadores de adaptação ao ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. Como parte do método, realizou-se uma pesquisa transversal, com caráter exploratório e descritivo, com 211 acadêmicos (X ̅ = 24,4±6,8 anos) da área de saúde. Os achados revelam que os estudantes de Psicologia (45,9%) e Medicina (15,8%) apresentaram maiores níveis de transtornos mentais comuns em comparativo com os alunos das outras áreas, sendo ainda significativamente maior no sexo feminino (78,1%). Os resultados demostram que é necessário implementar projetos e ações voltadas para promoção de saúde mental nesses acadêmicos.

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Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes (UNIT). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGPSI/UFS).

Míria Dantas Pereira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Farmácia pela Universidade Tiradentes (UNIT). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (PPGCS/UFS).

Marianna Rodrigues Marques Dourado, Universidade Tiradentes - UNIT

Graduanda de Medicina da Universidade Tiradentes (UNIT).

Gabriel Pedro Gonçalves Lopes, Universidade Tiradentes - UNIT

Graduando de Medicina da Universidade Tiradentes (UNIT).

Horley Soares Britto Neto, Universidade Tiradentes - UNIT

Graduando de Medicina da Universidade Tiradentes (UNIT).

Cleberson Franclin Tavares Costa, Universidade Tiradentes - UNIT

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes (PSA/UNIT). Professor do departamento de Pisicologia da Universidade Tiradentes (UNIT).

Estélio Henrique Martin Dantas, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutor em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes (PSA/UNIT).

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Publicado

2022-05-25

Como Citar

Dantas Pereira, M. ., Dantas Pereira, M., Rodrigues Marques Dourado, M. ., Gonçalves Lopes, G. P. ., Soares Britto Neto, H. ., Tavares Costa, C. F. ., & Martin Dantas, E. H. . (2022). Transtornos mentais comuns e adaptação ao ensino remoto em acadêmicos de saúde na pandemia COVID-19. Revista Educar Mais, 6, 530–542. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2835

Edição

Seção

Artigos