Intervenção psicopedagógica em caso de criança com neurofibromatose tipo 1
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2732Palavras-chave:
Intervenção psicopedagógica, Neurofibromatose, Desenvolvimento psíquico, Mediação lúdicaResumo
Este artigo é um relato de experiência de caso clínico de intervenção psicopedagógica por mediação lúdica com criança acometida de neurofibromatose tipo 1. Seu objetivo é relatar um excerto do caso, em que foi usada a intervenção psicopedagógica por mediação lúdica na estimulação e organização das funções psíquicas superiores do sujeito deste estudo, com foco especial em controle de comportamentos, planejamento das ações e função simbólica, a fim de promover seu desenvolvimento psíquico e ampliar sua capacidade de aprendizagem. O estudo usa metodologia qualitativa e parte do pressuposto vigotskiano da pesquisa como processo, que, ao mesmo tempo em que pesquisa, promove mudanças na realidade pesquisada. A metodologia usada nas intervenções foi a abordagem psicopedagógica por mediação lúdica de base conceitual na Teoria Histórico-Cultural do desenvolvimento psíquico humano. Como resultados, observamos o desenvolvimento do menino, que, ao final de dois meses de intervenções, estava mais organizado, controlando as suas ações dentro dos contextos propostos e iniciando o brincar de forma simbólica.
Downloads
Referências
DARRIGO, Luiz Guilherme; BONALUMI, Aguinaldo; D`ALESSANDRO, Denise Silvia M; GELLER, Mauro. Neurofibromatosis tipo 1 na infância: revisão dos aspectos clínicos. Revista Paulista de Pediatria, v. 26, n. 2, p. 176-182, 2008.
ELKONIN, Daniil Borisovich. Desarollo psíquico del niño desde el nascimiento hasta el ingresso em la escuela. In: SMIRNOV, Anatoli et al. (org.). Psicologia. México: Grijalbo, p. 504-522, 1960.
ELKONIN, Daniil Borisovich. Problemas psicológicos del juego em la edad pré-escolar. In: DAVIDOV, Vasili; SHUARE, Marta (org.). La psicologia evolutiva e pedagógica en la URSS (Antologia). Moscou: Progresso, p. 5-24, 1987.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. Cad. Cedes. Campinas, v. 24, p. 64-81, 2004.
KANDEL, Eric R.; SCHWARTZ, James; JESSELL, Thomas M.; SIEGELBAUM, Steven A.; HUDSPETH, A. J. Princípios da Neurociência. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LUMERTZ, Fábia Daniela Schneider. Abordagem psicopedagógica por mediação lúdica a partir do estudo de caso de duas crianças de terceiro ano em processo de alfabetização. Novo Hamburgo, Feevale, 2021. Dissertação de Mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social – Universidade Feevale, 2021.
MACCOLLIN, Mia. Neurofibromatosis 2 – Clinical aspects. In: FRIEDMAN, Jeffrey M.; GUTMANN, David H.; MACCOLLIN, Mia & RICCARDI, Vincent M. Phenotype, Natural History, and Pathogenesis. 3 rd Ed. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1999. p. 299-326.
MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, v. 25, n.1, p. 83-102, jan./jun. 2007.
MÈREDIEU, Florence de. O desenho infantil. 11 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
PINSÓN, Stéphane. La Neurofibromatose de type 1 (NF 1), ou maladie de Von RecKlinghausen. Encyclopédie Orphanet, 2001.
RASMUSSEN, Sonja A; FRIEDMAN, Jeffrey M. NF1 Gene and neurofibromatosis 1. American Journal of Epidemiology, v. 151 n. 1, p. 33 – 40, 2000.
RUSSO, Rita Margarida Toler. Neuropsicopedagogia Clínica: introdução, conceitos, teoria e prática. Curitiba: Juruá, 2015.
SCHOPLER, Eric; LANSING Margaret D; REICHLER Robert Jay; MARCUS Lee M. Psychoeducational profile: TEACCH individualized psychoeducational assessment for children with autism spectrum disorders (PEP-3) 3 ed. Austin, TX: Pro-Ed, 2005.
SOUZA, Juliana Ferreira de. Neurofibromatose Tipo 1; mais comum e mais grave do que se imagina. Minas Gerais: UFMG, 2008. Dissertação (mestrado), Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
VIGOTSKI, Lev Sieminovich. Fundamentos de defectologia – Obras Escogidas, v. V. Madrid, España: Visor Distribuiciones, 1997.
VIGOTSKII, Lev Sieminovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, Lev Sieminovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2003. p. 103-116.
VIGOTSKI, Lev Sieminovich. Obras escogidas: problemas del desarrollo de la psique. Tomo III. Madrid: Visor, 2000.
VIGOTSKI, Lev Sieminovich. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VYGOTSKY, Lev Sieminovich. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010.
VIGOTSKI, Lev Sieminovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fábia Daniela Schneider Lumertz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.