Ensino remoto emergencial sob a perspectiva de estudantes do Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2731

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, COVID-19, experiência estudantil

Resumo

O objetivo da pesquisa foi descrever as principais dificuldades identificadas por estudantes do Ensino Superior de instituições públicas e privadas de Fortaleza - Ceará durante o período de atividades remotas. A problemática que impulsionou a pesquisa está relacionada ao Ensino Remoto e seus efeitos sob a perspectiva dos estudantes, evidenciando as possíveis lacunas identificadas e os principais responsáveis pela sua reparação. A pesquisa se caracterizou como quantitativa descritiva pautada em levantamento, realizada com trinta e três discentes de faculdades e universidades públicas e privadas com matrícula ativa durante o período de realização das atividades acadêmicas remotas nos anos de 2020 e 2021. A pesquisa foi dividida em três fases: planejamento, coleta e análise de dados constataram-se que a escassez de recursos, de orientação pedagógica por parte da instituição de ensino, fatores psicológicos e a limitação ou escassez de recursos financeiros de apoio à permanência estudantil, além de outros fatores, afetaram significativamente o processo de aprendizagem durante esse período.

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Biografia do Autor

Danielle Gonzaga da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduada em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduanda em Tecnologias aplicadas a educação pela Faculdade Descomplica e mestranda em Ensino de Ciências e Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014). Atualmente é professora DE Adjunta da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrada no Diretorio do CNPq.

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Publicado

2022-04-01

Como Citar

Gonzaga da Silva, D., & Lima, L. de . (2022). Ensino remoto emergencial sob a perspectiva de estudantes do Ensino Superior. Revista Educar Mais, 6, 326–340. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2731

Edição

Seção

Artigos