Modelagem Matemática, BNCC e a prova do ENEM de 2019: confluências e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2728

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Base Nacional Comum Curricular, Exame Nacional do Ensino Médio.

Resumo

Neste trabalho fazemos uma análise das questões da prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2019 que ensejam a modelagem matemática. Para tanto, tecemos considerações sobre as habilidades e competências previstas pela Base Nacional Comum Curricular e a Matriz de Referência do ENEM para verificar as confluências, assim como para uma melhor análise utilizamos a pesquisa qualitativa e classificamos as questões de acordo com uma tipologia, fornecendo deste modo parâmetros balizadores acerca das articulações dos conhecimentos para a resolução das questões.  Os resultados desta pesquisa demonstraram que há um quantitativo considerável de questões do ENEM 2019 que ensejam a modelagem matemática, sendo que houve uma preponderância do tipo 4, que são questões que podem ser resolvidas intuitivamente ou elaborando um modelo matemático, assim como uma prevalência do nível fácil nas questões analisadas e interdisciplinaridade com seis componentes curriculares da Educação Básica. Desta forma, trazemos uma nova reflexão sobre as modelagens matemáticas existentes, em especial, a modelagem matemática por meio de situações-problema e como o professor pode trabalhá-la nas aulas de Matemática, a partir de questões do ENEM.

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Biografia do Autor

Claudia de Oliveira Lozada, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora Adjunta Efetiva de Matemática na Universidade Federal de Alagoas (Instituto de Matemática) e Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM da Universidade Federal de Alagoas. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Matemática, Educação e Tecnologia - MATEDTEC - voltado para a formação docente.Integra o Grupo de Pesquisa História da Matemática e Educação Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas certificado pelo CNPq.

Anneliese de Oliveira Lozada, Universidade Federal do ABC - UFABC

Doutoranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC.Possui graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica pelo Centro Universitário da FEI e Licenciatura Plena em Matemática, Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC, Especialização em Matemática Aplicada.

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Publicado

2022-05-06

Como Citar

de Oliveira Lozada, C., & de Oliveira Lozada, A. (2022). Modelagem Matemática, BNCC e a prova do ENEM de 2019: confluências e reflexões. Revista Educar Mais, 6, 467–492. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2728

Edição

Seção

Artigos