Seminário temático: estratégia para desenvolver as competências socioemocionais nas aulas de linguagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2710

Palavras-chave:

Inteligência Socioemocional, Metodologias significativas, Ensino de Linguagens, Intervenção pedagógica

Resumo

O uso de seminários na práxis pedagógica com as competências socioemocionais busca desenvolver no aluno a capacidade de resolução de problemas, autorregulação e empatia, que por sua vez, ajudam a melhorar o desempenho acadêmico e criam climas positivos na sala de aula. Neste contexto, este estudo objetivou construir uma análise da implementação de seminários temáticos nas aulas de Linguagens à luz do desenvolvimento das competências socioemocionais preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma instituição de ensino particular do município de Porciúncula/RJ. Os resultados evidenciaram que o seminário temático possibilita o aluno a aprender habilidades de comunicação, questionar, apresentar, debater, utilizando-se das competências socioemocionais para trabalhar o dinamismo, gestão do tempo e flexibilidade. Além disso, a referida estratégia pode ser utilizada para o aprendizado ativo e profundo, sobretudo, desenvolver a inteligência socioemocional dos alunos, o que resulta no enriquecimento da aprendizagem em sala de aula e na responsabilidade dos discentes por seu próprio desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Jeferson Luis Lima da Silva, Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI

Possui Magistério em Nível Médio pelo Instituto de Educação Eliana D. da Silva Breijão, graduado em Gestão de Recursos Humanos pela UNESA e Pedagogia pela UNIP. Especialista em Inteligência Socioemocional (FAVENI), Administração Escolar, Supervisão e Orientação Educacional (UNIASSELVI) e MBA em Educação Corporativa, Desenvolvimento e Gestão da Aprendizagem (Cruzeiro do Sul). Leciona em turmas de Ensino Fundamental e Médio, no Colégio Autonomia em Porciúncula/RJ; é Gestor no Grupo Educacional Faveni. Tem experiência em Educação, com ênfase em Gestão do Trabalho Pedagógico. É pesquisador nos seguintes temas: Gestão Escolar, Educação Corporativa, Inteligência Emocional, Aprendizagem Organizacional, Coaching e Liderança, Treinamento e Desenvolvimento. 

Sara de Oliveira Celso Cardoso, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Possui magistério em Nível Médio com habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Especialista em Metodologia do Ensino de Espanhol. Licenciada em Letras/Português pela UFF e em Letras/Espanhol pela UNESA. Professora na Educação Básica em turmas de Ensino Fundamental e Ensino M´édio.

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

Luis Lima da Silva, J., & de Oliveira Celso Cardoso, S. (2022). Seminário temático: estratégia para desenvolver as competências socioemocionais nas aulas de linguagens. Revista Educar Mais, 6, 414–428. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2710

Edição

Seção

Artigos