Estado da questão acerca da confluência entre sexualidade e ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2703

Palavras-chave:

Sexualidade, Ensino de Ciências, Estado da Questão

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender a relação entre a sexualidade e a educação em ciências na escola no período atual (2016-2021). Para isso, realizamos o Estado da Questão, um levantamento bibliográfico rigoroso, do qual através do Portal de Periódicos Capes, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Atas do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) destacamos oito trabalhos. Percebemos que há trabalhos que elencam a discussão social da sexualidade, entretanto, ainda há uma hegemonia de discussões de caráter normatizador. Por fim, foi possível destacar que todos os trabalhos analisados sugerem a ampliação das discussões acerca da sexualidade na formação inicial e continuada a fim de uma quebra de paradigma.

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Biografia do Autor

José Wilker Moraes Vieira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2021). Atua em pesquisas nas áreas de educação para a sexualidade e ensino de ciências e biologia.

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é docente associado II da Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática do Ensino, FACED. É uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA). Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de biologia, ensino de ciências, metodologias para o ensino de ciências.

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Publicado

2022-02-05

Como Citar

Vieira, J. W. M., & Leite, R. C. M. (2022). Estado da questão acerca da confluência entre sexualidade e ensino de Ciências. Revista Educar Mais, 6, 153–163. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2703

Edição

Seção

Artigos