O acesso à educação por mulheres presas: a educação nas prisões em perspectivas de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2697

Palavras-chave:

Educação nas prisões, Mulheres, Gênero, Direito à educação

Resumo

A presente pesquisa tem a finalidade de problematizar como o direito à educação é garantido quando se trata da realidade de mulheres presas. Sob um olhar e perspectiva de gênero, o cenário jurídico e educativo que resguardam tal direito é lido a partir de um recorte gendrificado como forma de discutir as lacunas que prejudicam a garantia do direito à educação ao referido público.  De cunho qualitativo, e instrumentalizado a partir de uma revisão de literatura, o estudo evidencia algumas das questões de gênero que estão imbrincadas com o acesso à educação por mulheres presas, assim como as condições sociais que as envolvem e quanto à oferta da educação no cárcere. Os achados apontam para as disparidades que envolvem a realidade vivida no cárcere, à falta de profissionais na área de ensino, aos aspectos relacionados à arquitetura, às vagas e ao desrespeito à singularidade de mulheres presas. Por fim, argumentamos que existe dada invisibilidade, perpetuada pelo Estado, no que diz respeito às questões educacionais no cárcere e à quebra com estereótipos de gênero que, em linhas gerais, dificultam a singular garantia do direito à educação para as mulheres presas.

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Biografia do Autor

Fernando da Silva Cardoso, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutor em Direito - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com período sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal; Mestre em Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco; Especialista em Direitos Humanos - Universidade Federal de Campina Grande; Professor Adjunto I do Curso de Direito da Universidade de Pernambuco - Campus Arcoverde.

Alanna Bomfim, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduada em Direito - Universidade de Pernambuco, Campus Arcoverde. Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Arcoverde, Pernambuco.

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Publicado

2022-02-08

Como Citar

da Silva Cardoso, F., & Bomfim, A. . (2022). O acesso à educação por mulheres presas: a educação nas prisões em perspectivas de gênero. Revista Educar Mais, 6, 164–182. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2697

Edição

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Artigos