Inteligência emocional: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2688

Palavras-chave:

Emoções, Educação Infantil, Escolas

Resumo

O trabalho tem como objetivo mapear as publicações científicas relacionadas à inteligência emocional no Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura, realizou-se a busca por artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Portal Regional da BVS. As palavras-chave utilizadas foram inteligência emocional e escola, em cada uma das bases selecionadas, juntamente com o descritor booleano and. Os principais resultados encontrados evidenciam que as pesquisas focam principalmente em alunos e professores, sem considerar a questão familiar, há poucas pesquisas sobre o assunto e ressalta-se a importância das e intervenções realizadas em relação à inteligência emocional. Entende-se então que, abordar sobre inteligência emocional com as crianças na educação infantil, pode auxiliar no desenvolvimento futuro, possibilitando que consiga lidar com suas emoções, frustrações e que possam ter relações interpessoais mais assertivas.

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Biografia do Autor

Tatiele dos Santos Telaska, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda e Mestre em Psicologia, linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica - na Universidade Federal do Paraná (2020). Especialização Lato Sensu em Nível de Pós Graduação em Psicologia, Políticas Públicas e Atenção Psicossocial em Saúde Mental (2018) e Formação em Educação a Distância (2019). Possui formação em Psicologia pela Faculdade Campo Real (2016). Atua como coordenadora do curso de Psicologia na Faculdade ISE e docente nos cursos de  Pedagogia.

Araceli Aparecida Machado Minho, Instituto Superior de Educação - ISE

Graduada em Pedagogia na Faculdade do Instituto Superior de Educação (ISE).

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Publicado

2022-03-22

Como Citar

Telaska, T. dos S., & Minho, A. A. M. (2022). Inteligência emocional: revisão sistemática da literatura . Revista Educar Mais, 6, 284–293. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2688

Edição

Seção

Artigos