Mídia e resíduos sólidos em tempos de pandemia: caminhos para a educação ambiental na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2683

Palavras-chave:

Gestão escolar, Planejamento estratégico, Sensibilização, Coleta seletiva

Resumo

O trabalho objetivou analisar matérias sobre a gestão de resíduos sólidos, no ambiente escolar durante a pandemia, a partir de uma pesquisa documental em reportagens publicadas, de março a julho de 2020, em dois veículos midiáticos catarinenses. Das oito matérias, nenhuma delas tratou, diretamente, da gestão de tais resíduos no ambiente educacional. Quatro delas poderão subsidiar futuros processos formativos em Educação Ambiental (EA), já que se reportam à separação, coleta e destino de resíduos sólidos de algumas regiões do estado de Santa Catarina durante o momento pandêmico, ressaltando cuidados com o lixo produzido e com profissionais da área. O uso de tais materiais em processos de EA poderão suscitar reflexões críticas acerca do tema e de um possível planejamento à gestão dos resíduos nas escolas, no momento atual e pós-pandêmico, por conta dos riscos à saúde, para a formação de uma consciência crítica comprometida com a natureza, a sociedade e um repensar os padrões de produção e consumo atuais. Uma EA comprometida com a redução da desigualdade e vulnerabilidade social e a busca pela sustentabilidade socioambiental.

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Biografia do Autor

Tainá de Souza Elias, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Especialista em Inovação na Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul.

Fátima Elizabeti Marcomin, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Doutora em Ciências e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul.

Lidiane Gil Becker, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do sul de Santa Catarina PPGE/UNISUL, (2021) e Licenciada no curso de Ciências Biológicas pela Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL (2019).

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Publicado

2022-03-23

Como Citar

Elias, T. . de S., Marcomin, F. E., & Becker, L. G. . (2022). Mídia e resíduos sólidos em tempos de pandemia: caminhos para a educação ambiental na escola. Revista Educar Mais, 6, 308–325. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2683

Edição

Seção

Artigos