Projeto Aquarela
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.1-8.1606Palavras-chave:
campanhas de conscientização, promoção da saúde, prevenção da saúde.Resumo
Este estudo trata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo descrever a vivência de uma atividade extensionista desenvolvida por acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil, campus São Jerônimo, realizada nos municípios da Região Carbonífera do Rio Grande do Sul. O Projeto Aquarela tem como objetivos promover, junto à comunidade, a articulação da educação e da saúde em prol da promoção da qualidade de vida da Região, além de contribuir para a promoção da saúde coletiva e na prevenção à doença. Também atende aos objetivos acadêmicos de proporcionar aos discentes a inserção em vivências da prática da Psicologia na saúde e na comunidade. Esse projeto é relevante devido a sua busca de induzir a transformação social através de campanhas de conscientização, para a melhora da qualidade de vida física e mental, visando a adoção de hábitos mais saudáveis e a prevenção de doenças. Para sua realização é formada uma equipe integrada por acadêmicos do estágio de Prevenção e Promoção da Saúde, do Centro Acadêmico e voluntários. Essa equipe é responsável por contatar as instituições dos municípios para confirmar a parceria, atrair novos parceiros e planejar o cronograma das atividades que serão realizadas em cada município. Os movimentos iniciaram-se em 2014 e desde então foram sendo implantados novas ações. No projeto são agregadas campanhas vinculadas as cores e meses do ano e, atualmente, fazem parte dele as campanhas: Maio laranja - contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes, Agosto lilás - pelo fim da violência contra mulher, Setembro amarelo - pela valorização da vida, Outubro rosa - conscientização do câncer de mama e o Novembro azul - vencendo o preconceito. Percebe-se que os movimentos estão sendo implantados de forma satisfatória na Região, mostrando resultados positivos e que a partir deles estão ocorrendo mudanças nos municípios que junto com o curso abraçam essas causas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.