Projeto Aquarela
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.1-8.1606Palabras clave:
campanhas de conscientização, promoção da saúde, prevenção da saúde.Resumen
Este estudo trata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo descrever a vivência de uma atividade extensionista desenvolvida por acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil, campus São Jerônimo, realizada nos municípios da Região Carbonífera do Rio Grande do Sul. O Projeto Aquarela tem como objetivos promover, junto à comunidade, a articulação da educação e da saúde em prol da promoção da qualidade de vida da Região, além de contribuir para a promoção da saúde coletiva e na prevenção à doença. Também atende aos objetivos acadêmicos de proporcionar aos discentes a inserção em vivências da prática da Psicologia na saúde e na comunidade. Esse projeto é relevante devido a sua busca de induzir a transformação social através de campanhas de conscientização, para a melhora da qualidade de vida física e mental, visando a adoção de hábitos mais saudáveis e a prevenção de doenças. Para sua realização é formada uma equipe integrada por acadêmicos do estágio de Prevenção e Promoção da Saúde, do Centro Acadêmico e voluntários. Essa equipe é responsável por contatar as instituições dos municípios para confirmar a parceria, atrair novos parceiros e planejar o cronograma das atividades que serão realizadas em cada município. Os movimentos iniciaram-se em 2014 e desde então foram sendo implantados novas ações. No projeto são agregadas campanhas vinculadas as cores e meses do ano e, atualmente, fazem parte dele as campanhas: Maio laranja - contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes, Agosto lilás - pelo fim da violência contra mulher, Setembro amarelo - pela valorização da vida, Outubro rosa - conscientização do câncer de mama e o Novembro azul - vencendo o preconceito. Percebe-se que os movimentos estão sendo implantados de forma satisfatória na Região, mostrando resultados positivos e que a partir deles estão ocorrendo mudanças nos municípios que junto com o curso abraçam essas causas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.