Projeto Aquarela
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.1-8.1606Keywords:
campanhas de conscientização, promoção da saúde, prevenção da saúde.Abstract
Este estudo trata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo descrever a vivência de uma atividade extensionista desenvolvida por acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil, campus São Jerônimo, realizada nos municípios da Região Carbonífera do Rio Grande do Sul. O Projeto Aquarela tem como objetivos promover, junto à comunidade, a articulação da educação e da saúde em prol da promoção da qualidade de vida da Região, além de contribuir para a promoção da saúde coletiva e na prevenção à doença. Também atende aos objetivos acadêmicos de proporcionar aos discentes a inserção em vivências da prática da Psicologia na saúde e na comunidade. Esse projeto é relevante devido a sua busca de induzir a transformação social através de campanhas de conscientização, para a melhora da qualidade de vida física e mental, visando a adoção de hábitos mais saudáveis e a prevenção de doenças. Para sua realização é formada uma equipe integrada por acadêmicos do estágio de Prevenção e Promoção da Saúde, do Centro Acadêmico e voluntários. Essa equipe é responsável por contatar as instituições dos municípios para confirmar a parceria, atrair novos parceiros e planejar o cronograma das atividades que serão realizadas em cada município. Os movimentos iniciaram-se em 2014 e desde então foram sendo implantados novas ações. No projeto são agregadas campanhas vinculadas as cores e meses do ano e, atualmente, fazem parte dele as campanhas: Maio laranja - contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes, Agosto lilás - pelo fim da violência contra mulher, Setembro amarelo - pela valorização da vida, Outubro rosa - conscientização do câncer de mama e o Novembro azul - vencendo o preconceito. Percebe-se que os movimentos estão sendo implantados de forma satisfatória na Região, mostrando resultados positivos e que a partir deles estão ocorrendo mudanças nos municípios que junto com o curso abraçam essas causas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.