O mito da democracia racial: contexto histórico brasileiro e a construção do racismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.158-166.1467Palavras-chave:
Mito. Democracia racial. Movimentos. Preconceito.Resumo
Neste trabalho, buscamos refletir sobre os conceitos de democracia racial e as influências que esta concepção traz para nosso dia a dia. Vivemos em uma sociedade que prega valores individuais e coletivos; entretanto, os individuais sobrepõem os coletivos quando as necessidades de cada um são apresentados primeiro. Historicamente construímos e ainda estamos em processo [e acredito que deveremos sempre estar] de conhecimento, reflexão, ressignificação e reestruturação do pensamento. Somos humanos, e essa é a beleza. O fato de sermos humanos nos faz frágeis em nossas próprias atitudes; e nessas fragilidades apontamos caminhos para melhorar. Ao longo das linhas convidamos você a remontar historicamente [uma parte] alguns fatos que materializam a tentativa de construir a noção de democracia racial; e ao final, provocamos a leitura da seção sobre a construção do mito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.