SCRATCH como Proposta para significar as aprendizagens de Algoritmos no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.2.2018.%25p.1274Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a possibilidade da linguagem de programação Scratch ser usada como ferramenta para significar o aprendizado de algoritmos no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do IFSUL/CAVG. Visando investigar se o uso da linguagem de programação Scratch poderia significar a aprendizagem de algoritmos e lógica de programação, foi gerada uma oficina, na qual disponibilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas através do formulário Google Docs, caracterizando-se a abordagem do estudo como mista (CRESWELL, 2007) por possuir dados tanto qualitativos como quantitativos. Através da resolução em sala de aula dos exercícios propostos, percebeu-se a contribuição do Scratch para significar as aprendizagens de algoritmos, diminuindo a sensação de frustração nos alunos ao cursar a disciplina de Lógica de Programação.
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