SCRATCH como Proposta para significar as aprendizagens de Algoritmos no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Autores/as

  • Márcio Pereira Garcia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas – Visconde da Graça
  • Fernando Augusto Treptow Brod Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas – Visconde da Graça
  • Verlani Timm Hinz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas – Visconde da Graça

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.2.2018.%25p.1274

Resumen

Este artigo apresenta um estudo sobre a possibilidade da linguagem de programação Scratch ser usada como ferramenta para significar o aprendizado de algoritmos no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do IFSUL/CAVG. Visando investigar se o uso da linguagem de programação Scratch poderia significar a aprendizagem de algoritmos e lógica de programação, foi gerada uma oficina, na qual disponibilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas através do formulário Google Docs, caracterizando-se a abordagem do estudo como mista (CRESWELL, 2007) por possuir dados tanto qualitativos como quantitativos. Através da resolução em sala de aula dos exercícios propostos, percebeu-se a contribuição do Scratch para significar as aprendizagens de algoritmos, diminuindo a sensação de frustração nos alunos ao cursar a disciplina de Lógica de Programação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-18

Cómo citar

Garcia, M. P., Brod, F. A. T., & Hinz, V. T. (2018). SCRATCH como Proposta para significar as aprendizagens de Algoritmos no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Educar Mais, 2(1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.2.2018.%p.1274

Número

Sección

Artículos