Oficina de Educação Condominial com Abordagem CTSA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.2.2018.%25p.1211Palavras-chave:
Educação, condomínio, CTSAResumo
O Presente trabalho relata as atividades realizadas na forma de Oficinas com abordagem em Educação Condominial e enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente(CTSA). O objetivo foi capacitar os participantes para tomarem consciência das relações socioambientais e impactos produzidos no seu dia-dia no condomínio onde moram. A idéia foi estimular a participação e organização dos moradores e suas famílias para a gestão condominial, educação ambiental e patrimonial, visando promover a melhora da qualidade de vida e a situação socioeconômica. As ações foram realizadas com moradores dos Condomínios, Residencial Acácia e Residencial Azaléia, localizados no Município de Pelotas/RS. O público são pessoas beneficiadas pelo Programa “Minha Casa Minha Vida” do governo federal, sendo todas de baixa renda. As oficinas foram realizadas no turno da noite, no salão de festas dos condomínios, com palestra sobre o tema, tendo como idéia central, trabalhar a conscientização dos participantes em serem capazes de tomarem decisões responsáveis e informadas na valorização das relações, interações e impactos ciências-tecnologia-sociedade-ambiente. Os moradores participaram ativamente identificando problemas da comunidade e debates com temas atuais e de diversos fatores tais como: sociais, econômicos e ambientais. Conforme Normativa da Portaria n°21 de 2014 do Ministério das Cidades e do Programa Municipal “Pacto pela Paz”, que propugna incentivar a abordagem CTSA nos residenciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.